A coluna Foca no Jornalismo desta segunda-feira (23) trouxe a reportagem da estudante Camila Sehn sobre a queda de vacinação da rubéola.
O Brasil atingiu uma das menores médias históricas de vacinação contra a doença em 2022. A cobertura foi de apenas 53% da população-alvo, indicando uma tendência de queda de vacinação no país.
A rubéola é uma infecção viral altamente contagiosa, que tem como características principais os gânglios linfáticos do pescoço aumentados e erupções vermelhas na pele. Desde 2015, ela é considerada erradicada do país.
A queda dos casos coincide com a introdução da vacina dupla viral e a tríplice viral no Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações, a partir de 2001.
A matéria faz parte de uma série que aborda os riscos de retorno de doenças erradicadas no país, devido à queda da cobertura vacinal.
Parceria
''Foca no Jornalismo'' é resultante de uma parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e o jornal Plural. Os estudantes do curso podem participar por meio de projetos de extensão orientados pelos professores e ter seu material publicado pelo site.
Comments