top of page

Providências: estudante de jornalismo escreve livro sobre favela do Rio de Janeiro

Matheus Fabro

A estudante de jornalismo da Uninter Patricia Gaudêncio escreveu um livro-reportagem sobre o Morro da Providência, no Rio de Janeiro.

Carioca, aos 47 anos está terminando o curso de Jornalismo, que segundo ela, era um sonho que pode ser realizado após a pandemia.


Em conversa com a Agência Mediação, a estudante falou sobre a sua experiência durante a produção do livro. Com o título "Providências", a produção busca contar o lado não mostrado das favelas. A escritora conta que conversou com diversos projetos sociais em busca de trazer um outro olhar do que acontece dentro da comunidade.


"O meu objetivo é mostrar às pessoas um outro olhar, o que acontece dentro de uma favela, quem é o favelado e qual o seu perfil", revela Patricia.


A recepção e a boa vontade das fontes em querer compartilhar suas histórias marcou positivamente a autora.


Por outro lado, o tempo foi um dos maiores desafios durante a produção, já que seu livro é também o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A inspiração para a escrita veio também dentro do próprio curso. Foi escrevendo para o Marco Zero, projeto de extensão da Uninter, que Patricia se aproximou dos projetos sociais do Morro da Providência.


"Aquele primeiro contato me deixou muito impressionada com a história das pessoas, e isso me inspirou a querer me aprofundar naquelas histórias", completou a jornalista.


A escolha pelo Morro da Providência passou muito pelo contexto histórico, já que esse foi o primeiro morro a ser apelidado como favela.


Patricia Gaudêncio com o Morro da Providência ao fundo


A dedicatória


A forma que Patricia encontrou de homenagear seu filho foi na dedicatória do livro. Para ela, Pedro Gaudêncio, hoje com 19 anos, teve uma participação mais do que especial durante todo o processo. "Ele sempre me apoiou muito, dizendo que ia dar certo. Durante a produção, foi quem me deu apoio moral, por isso resolvi escrever essa dedicatória", completou a escritora.


A formanda em jornalismo terminou a entrevista dizendo o que os leitores encontrarão em seu livro: "O objetivo é mudar a visão das pessoas sobre a favela, para que possam conhecer o outro lado, fazer uma reflexão. Meu desejo é mudar o olhar das pessoas através dessas histórias contadas no livro."


O livro "Providências" terá seu lançamento oficial no dia 20 de abril no Museu de Arte do Rio de Janeiro.



 

Comments


Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade

bottom of page