Professores Guilherme Carvalho, Alexandre Correia dos Santos, Achiles Batista Jr e Maria Avis debatem como a comunicação está presente na Guerra entre Rússia e Ucrânia no Mídiacast. Crédito da foto: Renata Cristina/Mediação.
Nos últimos dias, o mundo parou para acompanhar os embates entre Rússia e Ucrânia. O conflito, que iniciou no dia 24 de fevereiro, vem gerando uma série de informações desencontradas, fake news e pavor ao redor do planeta.
Pensando no papel da comunicação na sociedade, a Escola de Comunicação e Negócios lançou nesta quinta-feira (03) o “Mídiacast’’, um podcast para falar sobre as frentes da comunicação diante dos assuntos importantes para a sociedade. O primeiro episódio, intitulado "Estratégias e ações na guerra de comunicação", trouxe os professores Achiles Batista Jr, Maria Avis, Alexandre Correia dos Santos e Guilherme Carvalho para debater sobre comunicação e guerra.
Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo Guilherme Carvalho, a comunicação é usada para direcionar a população e a opinião pública para uma visões polarizadas de que lado está certo. ''A gente vê ações desse tipo tanto por parte do governo Ucraniano, como do Russo. E essas estratégias de comunicação não se resumem aos dois governos, mas acontecem de modo geral. Aqui no Brasil a gente vê uma certa guerra de opinião das versões dos fatos'', avalia. "Quando a gente pensa guerra, quando a gente pensa conflitos, dizem que a primeira vítima num conflito é a verdade'', complementa Guilherme.
Apesar do imediatismo e da circulação de conteúdos nas redes sociais digitais vivenciados hoje trazerem aspectos novos para os conflitos recentes, o uso da comunicação durante guerras não é de agora. ''Isso não é novo, desde sempre a gente acompanha. Se pegar a história, apesar de não sermos historiadores, a primeira e a segunda guerra foram muito marcadas por esse jogo de comunicação'', aponta o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda Alexandre Correia dos Santos. ''A comunicação também faz parte da batalha. Também faz parte da guerra’’, conclui.
Os conteúdos reproduzidos e compartilhados nas redes sociais fizeram parte do debate. "Hoje a informação é de todo mundo. Qualquer um pode pegar o celular e dar sua opinião e gerar um conteúdo'', pontua a professora de marketing digital Maria Avis, coordenadora do curso de Gestão de Mídias Sociais.
Já o professor de marketing Achiles Batista Jr, coordenador do curso de Marketing Digital, analisa um outro ponto da disseminação de notícia nas redes. ''A disseminação das notícias como alerta para o mundo, eu imagino que acelere o término na guerra. Em outras guerras não se informava tantos malefícios de uma guerra''.
Mídiacast
A edição foi um episódio piloto da Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios (ESGN) envolvendo os cursos de comunicação da Uninter: Jornalismo, Publicidade, Marketing, Marketing Digital, Gestão de Mídias Sociais e Comunicação Institucional.
O evento faz parte do item 16 (Paz, justiça e instituições fortes), dos 17 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
Transmissões
Os episódios são quinzenais e exibidos na conta do Youtube do Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios.
Comments