Plural: Reportagem trata dos desafios da alfabetização em tempos de pandemia



"Alfabetização de crianças durante a pandemia é um dos grandes desafios da educação". Este é o título da reportagem de Marcel Oliveira, estudante do curso de Jornalismo da Uninter e publicada no jornal Plural. A produção foi disponibilizada hoje (23), por meio da parceria entre o jornal e o curso. A orientação foi realizada pelo professor Guilherme Carvalho.


A reportagem aborda as limitações tecnológicas e pedagógicas para professores, pais e escolas. Também são apresentados dados de organizações que expressam preocupação com a aprendizagem de crianças no Brasil.


Um deles é um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na Educação. Conforme traz a reportagem, "em novembro de 2020, mais de 5 milhões de crianças não tiveram acesso a educação no Brasil, sendo mais de 40% entre 6 e 10 anos de idade. Além disso, o estudo mostra que a exclusão atingiu mais que já vivia em situação vulnerável, como em regiões com acesso limitado ou inexistente à internet ou a sinais de TV".


Sobre a parceria


A produção é resultante de uma parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e o jornal Plural. Os estudantes do curso podem participar por meio dos projetos de extensão orientados pelos professores. As publicações ficam disponíveis na coluna Foca no Jornalismo.


11 visualizações