Novo Hamburgo aposta em informação e infraestrutura para atender pacientes de Covid-19

Atualizado: Jan 22

A cidade gaúcha foi a primeira a abrir um centro de atendimento para o coronavírus no Estado, e atualmente conta com 28 espaços municipais para atender os infectados pela doença.


Entrada principal do Centro de Triagem de Covid em Novo Hamburgo. (Créditos: Zé Renato Oliveira)


O município gaúcho de Novo Hamburgo, localizado no Vale dos Sinos, foi o primeiro do Estado a montar um Centro de Triagem ao Coronavírus. Inaugurado no dia 20 de março deste ano, a estrutura é composta para o atendimento à população que já passou por uma primeira avaliação médica nas unidades de saúde da cidade. Além do centro, a prefeitura desenvolveu também um portal específico que apresenta dados dos atendimentos relativos ao Covid-19, e a estrutura disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.


Com mais de 7 mil pacientes testados positivos e 191 óbitos na cidade de Novo Hamburgo, uma das estratégias de atendimento da saúde municipal é em relação ao locais de atendimento. Nos casos de gripe ou suspeita de coronavírus - independente do quadro apresentado, o primeiro local que o paciente deve procurar para ser atendido são as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), as Unidades de Saúde da Família (USF’s) ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade. Sendo após esse primeiro atendimento que o paciente é encaminhado, em caso de suspeita de coronavírus para o isolamento familiar, ou para o Centro de Triagem.


Além do Centro de Triagem do Covid-19, a cidade tem ainda em sua estrutura na área da saúde dezessete Unidades de Saúde da Família, sete Unidades Básicas de Saúde, duas Unidades de Pronto Atendimento e um Hospital Municipal. Sendo esse último, uma referência regional pelo Estado para o atendimento aos contaminados pelo coronavírus.


Segundo o Secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Naasom Luciano: “Estamos com uma boa estrutura para o atendimento aos vários tipos de enfermidades que possam existir. E, desde março deste ano, com a pandemia do Covid-19, criamos nosso Centro de Triagem”, declara. “Treinamos e capacitamos nossos colaboradores na secretaria, para um melhor e especializado atendimento ao público”, complementa o secretário.


Local foi inaugurado em março e é voltado ao atendimento de pacientes com covid-19. (Créditos: Zé Renato Oliveira)


Portal conta com dados desde o primeiro atendimento até as estatísticas de sintomas e internações


A população pode conferir os índices de atendimento e os números do Covid-19, através do site da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. No site o morador pode acompanhar estatísticas de quantas pessoas foram atendidas nas UBS´s dos bairros, números dos que foram encaminhados para o isolamento familiar e quantos foram direcionados para o Centro de Triagem. Além de qual a situação em porcentagem dos leitos de UTI do Hospital Municipal.


"Desenvolvemos uma ferramenta com os números que estão em nosso sistema, que podem mudar constantemente. Assim, o internauta pode dar uma atualização da página que as informações podem mudar”, explica a Diretora de Governo Eletrônico da prefeitura, Tatiana Soares de Souza.


Fonte: Ministério da Saúde - Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES). (Créditos: Zé Renato Oliveira)