top of page
Dandara Gomes

Memes como estratégia de marketing invadem o Midiatize


Já parou para pensar em como os memes podem ser usados de forma estratégica para marcas diversas? Essa linguagem da internet, marcada pelo humor e pela colaboração entre usuários, pode também ser uma aliada para campanhas no ambiente digital.

 

Os memes foram tema do episódio 46 do videocast  Midiatize. Os professores de marketing Letícia Porfírio, Matheus Felipe e Achiles Batista trataram do conceito, criação, consumo e a remixagem dos memes.  


“Esse termo não é novo. A origem dele é de 1976, de um livro chamado Gen Egoísta de Richard Dking, em que ele fala sobre as multiplicações dos genes, assim desenvolvendo em cima dessa teoria o meme”, explica Achiles. 

 



Imagem dos professores(as)  Leticia, Achiles e Matheus 


Nas plataformas digitais, os memes viraram sinônimo de conteúdo produzido e viralizado a partir da colaboração de usuários, mas que ganha espaço também como estratégia de marketing.

  

Para Matheus, as empresas aplicam o meme em suas publicidades como forma de aproximar a conexão com o seu público, e assim ampliar engajamento e vendas.  

 

"Você tem que pensar que esse público já está consumindo esse meme. Então, se ele é apresentado de novo de uma forma legal, dentro da estratégia, gera uma identificação com esse cliente em potencial, destaca o professor. 


Com o crescimento do humor na internet, nem mesmo os órgãos públicos ficaram de fora. Um exemplo é a Prefeitura de Curitiba. Em seu site e suas redes sociais é perceptiva a utilização de memes para fazer campanhas que se conectem com o público curitibano.  


É o que destaca a professora Letícia, que ainda avalia de forma positiva a linguagem adaptada para cada contexto. "Gosto muito de pensar em contextos e mídias, e as ações que irá fazer dentro de cada mídia”. 


A Prefeitura aposta em uma linguagem mais institucional nas mídias offline, como em outdoors e espaços no ônibus. Enquanto nas redes sociais, aposta no humor. 


"Tem também a diferença de interação. O público dentro do Instagram procura mais entretenimento”, avalia. 


Assista à edição completa no link abaixo!



12 visualizações

Comments


bottom of page