top of page

Marco Zero: edição 72 destaca os desafios da empregabilidade de mulheres trans


A edição 72 do Marco Zero, jornal impresso laboratório do curso de jornalismo da Uninter, traz como destaque a reportagem de Alliny Vasny sobre como mulheres trans driblam preconceito para entrar no mercado de trabalho. O Brasil é o país que mais mata mulheres trans no mundo. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e Rede Trans Brasil, em 2021 foram registrados 140 assassinatos de pessoas transsexuais, sendo 135 de mulheres. Em um cenário de insegurança e exclusão, as dificuldades de acesso à educação e colocação no mercado de trabalho são algumas das marcas da marginalização.


Para a coluna de opinião, o estudante Douglas Loreto aborda a falência e a venda milionária da marca Daslu, suas submarcas e domínios, por 10 milhões, que ocorreu em 2022. Já o estudante Thiago Dias falou sobre evolução da comunicação com o avanço da tecnologia e como essas mudanças transformam também os profissionais da comunicação.


A editoria Economia teve como foco o endividamento da população brasileira. No último, uma parcela de 77,9% famílias se declararam endividadas. A matéria foi escrita por Leonardo Tulio, que também colaborou para editoria Cidades contando a história da estátua "O Semeador", de Zaco Paraná, localizada em Curitiba.


A relação do Brasil com a premiação mais famosa do cinema, o Oscar, foi o tema discutido na editoria Cultura. O país, que mais uma vez ficou fora da corrida pelo prêmio, enfrenta inúmeros obstáculos para se estabilizar no cenário internacional.


Na editoria Meio Ambiente, Emanuela Gueiros falou sobre o combate à crise ambiental que o novo governo está enfrentando. O Brasil é o quinto pior do mundo em reciclagem e o nono em emissão de gases de efeito estufa e apenas o 81ª no ranking de proteção dos ecossistemas, de acordo com os dados de pesquisa realizada pela Universidade de Colúmbia e Yale.


A edição conta ainda com a matéria de Eduarda Rocha sobre recursos e exigências do mercado digital transformam os profissionais. Além disso, você encontra também as dicas do Tá na Web e o ensaio fotográfico especial de carnaval.


Confira a versão online da edição 72 completa clicando aqui.

115 visualizações

Comentários


bottom of page