top of page

Luz, Câmera, Educação: Itararé (SP) inova com polo de transmissão audiovisual em escola

Novo espaço está localizado na Escola Estadual Dr. Herculano Pimentel e oferece estrutura para produção de projetos audiovisuais. Conteúdos serão produzidos pelos próprios docentes da rede estadual. 

Cada uma das 91 D.E de SP contarão com um polo. Esse e um dos primeiros concluídos. Crédito: Normando Jr.


Um novo espaço dedicado à produção de conteúdos audiovisuais acaba de ser montado na Escola Estadual Dr. Herculano Pimentel, em Itararé (SP). A instituição foi escolhida para abrigar o Polo de Transmissão que corresponde à Diretoria de Ensino (D.E) local. O ambiente será aproveitado por professores e alunos da Rede Estadual de Ensino, composta de 30 escolas espalhadas por sete municípios. 

O GOE Joaquim Santos detalha o processo de implementacao do Polo. Credito Lucas Jose.


Joaquim Santos, Gerente de Organização Escolar (GOE) da escola contemplada, explicou o porquê da escolha pelo Herculano: “A acessibilidade e o fato de ficar localizada no centro da cidade foram algumas das razões pelas quais a escola foi escolhida”. Ele se mostrou otimista e destacou a importância do polo, afirmando que: “A escola recebeu o projeto com bastante honra. Houve grande investimento em tecnologia. Sediar esse importante polo é uma honra”, concluiu. 

 

O município, que faz divisa com o Paraná, conta com pouco menos de 45 mil habitantes, segundo os dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de Itararé, as cidades que abrangem a D.E regional são: Barão de Antonina, Bom Sucesso de Itararé, Coronel Macedo, Itaberá, Itaporanga e Riversul, o que corresponde a aproximadamente dez mil estudantes, entre escolas estaduais e municipais.  

 

O Polo de Transmissão é fruto da Resolução SEDUC Nº 04 de 20-01-2022, publicada no Diário Oficial do Governo do Estado, que prevê recursos para aquisição dos equipamentos necessários para implantação do espaço. Cada uma das 91 D.E do estado contarão com um Polo, sendo Itararé uma das primeiras a ser concluída. Lucas José dos Santos, Agente de Organização Escolar da instituição que abriga a sala especial, reforçou a celeridade na implantação do espaço e comemorou a democratização que a novidade proporciona: “Isso aumenta o protagonismo das escolas locais, não estando mais restritas apenas aos conteúdos que os estudantes recebem da Secretaria da Educação”. 

 

Ainda sem previsão de inauguração, as inscrições para uso do ambiente já estão disponíveis no site da D.E. As propostas passarão pelo crivo do Núcleo Pedagógico local. Para manusear os equipamentos da sala, os participantes poderão contar com o apoio do Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia (NIT) ou responsável equivalente, mediante solicitação prévia.

9 visualizações

Comments


bottom of page