top of page

Intercom nacional tem participação da Uninter em trabalhos e premiação



A Uninter está presente na edição 2023 de um dos maiores eventos de pesquisa em Comunicação do Brasil. O Intercom nacional – congresso anual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - acontece entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro, com programação remota e presencial.


O tema do congresso, sediado na PUC Minas, em Belo Horizonte é “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. Reunindo estudantes, professores e pesquisadores de comunicação de todo o Brasil, o evento se destaca tanto pela premiação dos trabalhos desenvolvidos nos cursos de comunicação, quanto pela programação científica.


Expocom

Um dos momentos aguardados no evento é a premiação da etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), na qual a Uninter está entre os finalistas em duas categorias. A Agência Mediação concorre como Agência Escola/Júnior de Jornalismo, representada pelas alunas Fernanda Guedes e Nicole Thessing. Na categoria Livro-Reportagem, a obra “Anos que eu vivi: memórias das mulheres paranaenses sobre a década de 1960”, escrita pela aluna-egressa de Jornalismo Amanda Zanluca, também está entre os finalistas da premiação de âmbito nacional.


Pesquisa

Além de colocar os trabalhos de seus alunos como finalistas da premiação nacional, a Uninter também teve representantes na programação científica do evento.


O estudante Maurício Neves Geronasso apresentou o trabalho “Um claro apagamento: notas sobre desinformação e racismo na mídia”, enquanto Beatriz Nascimento Medeiros trouxe a temática “Análise da comunidade bookstan dentro da cultura de fãs on-line”.


Já a egressa Nayara Caroline Rosolen apresentou o artigo “beleza não é efêmera: A representação dos corpos nas redes sociais e o impacto na autoimagem e autoestima das mulheres”, fruto do seu trabalho de conclusão de curso.


Professora da Uninter, Máira de Souza Nunes também participouco, com o artigoInvisíveis: Representações de Gênero e Trabalho nas séries Fatma e Despercebida”.


Para Máira, a experiência de participar de um congresso é muito importante, especialmente para os alunos, que passam a adquirir maior segurança ao falar em público. “A participação dos alunos é muito importante para a formação pessoal, primeiro pela possibilidade de debater os resultados da própria pesquisa desenvolvida, e segundo por ter contato com outras pesquisas de estudantes de graduação”.


Maurício Geronasso reforça a percepção, destacando o aspecto positivo da experiência. “A participação em um evento como a Intercom Nacional é uma experiência única. Ali existe uma troca de conhecimentos, e poder apresentar a pesquisa desenvolvida a outras pessoas que não conhecemos é enriquecedor”.

14 visualizações
bottom of page