Intercâmbio em Portugal: estudante conta suas experiências



O programa Memórias de Intercambista, exibido na tarde desta terça-feira (24), contou com a participação de Luar de Morais Torres. A estudante do curso de Letras da Uninter foi uma das contempladas com o programa de Bolsas Ibero-Americanas oferecidas pelo banco Santander. O destino escolhido pela estudante para realizar o intercâmbio no ano de 2020 foi a cidade de Porto, em Portugal.


Torres contou o motivo para escolher a Universidade do Porto, as dificuldades que enfrentou, desdobramentos que a viagem teve devido à pandemia do novo coronavírus e também deu dicas para quem pretende realizar um intercâmbio. "Nesse programa Ibero-Americanas existe a possibilidade das universidades de língua espanhola que são alguns países na América Latina e Espanha, e a de língua portuguesa que é Portugal. Não só pela facilidade da língua por ser português, por mais que é diferente, mas como eu estou fazendo um curso de Letras, eu estou aprendendo o idioma da língua portuguesa, estou aprendendo sobre a cultura, sobre literatura, então ir para Portugal iria enriquecer muito mais o meu currículo do que ir para um país de língua espanhola", explicou a estudante.


Mesmo sendo Portugal, onde a língua oficial é o português, a estudante comentou que se preparou para ter menos dificuldades com o idioma. "Eu comecei a pesquisar por youtubers portugueses, e a seguir e escutar eles. Porque eu pensava que além do meu dia a dia normal, quando eu tivesse o meu momento de lazer, ao invés de escutar coisas que eu já estava acostumada, eu focaria em escutar essas mesmas coisas em português de Portugal. Então, eu fui acostumando os meus ouvidos tanto com os youtubers portugueses para me acostumar com o sotaque, como também fui pesquisando brasileiros que moram em Portugal e que faziam vídeos falando por exemplo dos termos diferentes", contou Torres.


No bate-papo, a estudante comentou ainda sobre o campus da Universidade de Porto, onde estudou. "O campus ele é espalhado por toda a cidade, tem vários prédios. Eu estava na faculdade de Letras que era em uma região mais central e do lado tinha a faculdade de arquitetura e a faculdade de ciências. Que eram complexos, onde eu estava era como se fosse um complexo, o que seria uma só universidade menor ou particular aqui do Brasil. E como é uma cidade muito antiga, eles foram aproveitando (os prédios antigos para sediar os campus da Universidade)", explicou ela.


Parceria


O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook, e também no YouTube, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições são produzidas quinzenalmente.


Confira o programa desta terça-feira (24):


Créditos da foto: PrintScreen do vídeo

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade