III Semana da Fotografia traz fotógrafos(as) do mercado brasileiro e internacional


Realizado pelo projeto de extensão Revista F, o evento acontece nos dias 16, 18 e 19 de agosto


Crédito da foto: Annelize Tozetto, que estará na mesa 'Fotografia e Política', dia 18/08.


Dia 19 de agosto é marcado pelo Dia Internacional da Fotografia e, neste ano, o projeto de extensão Revista F, para celebrar a data, organiza a III Semana da Fotografia, nos dias 16, 18 e 19 deste mês. O evento contará com três mesas redondas sobre esporte, política e projetos fotográficos.


A professora mestra Marcia Boroski, coordenadora do projeto Revista F e organizadora do evento fala sobre a escolha dos convidados: "Convidamos fotógrafos e fotógrafas que atuam no mercado nacional e internacional em diferentes segmentos. O objetivo é aproximar os estudantes de vivências e experiências reais dentro do mundo da fotografia". Além disso, complementa que os estudantes participaram na decisão dos nomes e das temáticas das mesas.


As inscrições são gratuitas, o evento será transmitido pelo Canal no Youtube do curso de Jornalismo Uninter e os participantes receberão certificado de carga horária de 2 horas para cada noite.


Sobre a data


Há 182 anos, em 19 de agosto de 1839, o daguerreótipo, invenção de Louis Daguerre, foi apresentado à sociedade parisiense. Desde então, foram diversas modificações até chegar aos dias de hoje. Na fotografia, a percepção e o olhar do homem podem mudar a partir do clique visto e este, do olhar histórico. Pelos olhos de quem faz a foto, surgem novas experiências culturais, possibilidades técnicas, estéticas e comunicativas.


Confira abaixo a programação da III Semana da Fotografia e inscreva-se aqui:

https://forms.gle/2qfpp7wLn7ba6gfP7


- 16/08, Fotografia e Esporte, às 19h

Mediação: Ma. Marcia Boroski


Adam Escada - @adamescada

Jornalista formado pela UEL, com Master em Jornalista Esportivo pela Universidade de Sevilha. Fotógrafo colaborador da agência FotoArena e do Sevilla F.C. desde 2019.

José Tramontin - @ztramontin

Formado em Jornalismo pela UEPG, trabalhou como fotojornalista e fotógrafo corporativo até ingressar na fotografia esportiva em 2016, no Caramuru Vôlei. Em 2017 passou a acompanhar o Operário Ferroviário, tendo fotografado o bicampeonato brasileiro e as primeiras campanhas na série B. Atualmente é fotógrafo do Club Athletico Paranaense.

- 18/08, Fotografia e Política, às 18h

Mediação: Ma. Gisele Barão


Annelize Tozetto - @annelizetozetto

É fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.


Giorgia Prates - @giorgia.prates

É fotojornalista do Brasil de Fato, jornalista jornal Plural pelo programa É Nois Conteúdo. Diretora Criativa, Diretora de Fotografia. Integrante do CWB resiste que atua no sentido de denunciar os ataques aos direitos humanos.

- 19/08, Como desenvolver Projetos Fotográficos, às 18h

Mediação: Ma. Elaine Schimitt


Mariana Alves - @maririalves

Fotógrafa, jornalista, especialista em História da arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Na pós-graduação dedicou-se ao estudo da fotografia de família, com o trabalho “Os retratos de família de Sally Mann: da construção de memória à encenação”. Como fotógrafa profissional, tem experiência em diversas áreas: editorial, rua, eventos e museus. Além disso, produz trabalhos autorais onde exercita e refina o olhar e as possibilidades narrativas da fotografia. Desenvolve o projeto fotográfico “Não repare a bagunça”.


Henry Milleo - @henrymilleo

É fotógrafo, atuando nas áreas de fotojornalismo e fotografia documental para veículos e agências nacionais e internacionais. Foi vencedor do Prêmio New Holland de Fotojornalismo em 2012 e um dos premiados do POY Latam 2013 e 2017. Expôs trabalhos documentais no Brasil, Uruguai, França e Portugal e suas fotos integram o livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro, edições 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Atualmente é colaborador das agências DPA (Alemanha) e Fotoarena (Brasil) e editor e co-fundador da Artisan Raw Books, uma editora especializada na publicação de livros de fotografia.




Crédito da foto: Giorgia Prates, que estará na mesa 'Fotografia e Política', dia 18/08


Crédito da foto: Adam Escada, que estará na mesa 'Fotografia e Esporte, dia 16/08


Crédito da foto: Zé Tramontin, que estará na mesa 'Fotografia e Esporte’, dia 16/08


Crédito da foto:Henry Milleo, que estará na mesa ‘Como desenvolver projetos fotográficos’, dia 19/08

Crédito da foto: Mariana Alves, que estará na mesa ‘Como desenvolver projetos fotográficos’, dia 19/08

468 visualizações