top of page

Estudante fala sobre as experiências vividas em intercâmbio no México


O estudante de Relações Internacionais Cláudio Klaus relata suas experiências no intercâmbio no México.


O programa Memórias de Intercambista desta terça-feira (17) trouxe as experiências do estudante de Relações Internacionais Cláudio Klaus, intercambista na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (Upaep), no México.


Único aluno internacional das duas turmas que escolheu, Klaus, que havia se inscrito inicialmente para realizar intercâmbio de disciplinas em Inglês, foi surpreendido quando remanejado para aulas em espanhol, pois não havia alunos o suficiente para outro idioma. "Na primeira aula me apresentei em inglês mesmo, e, felizmente, vários dos alunos e a professora falavam inglês'', diz o estudante. ''Foi uma experiência bem interessante''.


Ele conta como as experiências vividas na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla agregou em sua vida, tanto pessoal quanto profissional: ''Uma coisa super bacana é que eu continuo com esse contato de todos esses colegas e professores nas redes sociais. Às vezes a gente troca figurinhas''. Outro ponto que ele destaca é a experiência em conhecer o ensino em outros países.

''Eu entendi um pouco como a educação superior funciona em outro país. Tive essa oportunidade de ver os cuidados que eles têm com os alunos, os programas que eles oferecem''.


Como aluno de Relações Internacionais ele sempre teve interesse em manter sua graduação o mais próximo possível do exterior. O intercâmbio virtual veio como uma alternativa possível para o período pandêmico. ''Eu estava aberto a qualquer possibilidade, se fosse outro lugar eu também teria aceito. Estava muito interessado em fazer. Eu via um intercâmbio virtual como uma possibilidade para abrir outras portas depois'', diz.


O estudante também deixou dicas ao estudante que pensa em estudar fora: ''Vai e tenta. Eu não tenho nenhum arrependimento de ter usado essa oportunidade no meio virtual. Não acho de modo algum ruim. Claro que estar lá seria muito interessante, mas o que é possível agora é isso'', fala. ''Se você ver algum edital aberto, entre em contato com o departamento de internacionalização'', aconselha.


Confira o programa na íntegra:


Memórias de Intercambista


O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook da Radio Uninter, e também nos canais do YouTube do Jornalismo Uninter e da Rádio Uninter. As edições são quinzenais, e pode contar com comentários de expectadores.

35 visualizações

Comments


bottom of page