• Sabrina Fernandes

Estudante de jornalismo e fotojornalista documenta suas produções em página



Anderson Coelho é estudante de jornalismo e criador de um projeto independente que consiste em divulgar projetos produzidos por ele como fotojornalista e videomaker. Seu Instagram, que tinha como objetivo ser um ambiente pessoal se tornou profissional. Coelho entrou na faculdade em 2020, pois sentiu que precisava da formação, mas já trabalha com fotojornalista há 12 anos.


O estudante de jornalismo explica sobre esta experiência "Já faz alguns anos que tenho ele (Instagram). Lá coloco alguns projetos que realizo e viagens. Já fui para o Tropical Úmido do Marajó, até o Altiplano boliviano. Foi uma viagem grande, de um mês. Eram férias, mas fiz um documentário", explica o fotojornalista sobre a junção de uma viagem a férias que se tornou um grande projeto.


Coelho inclusive já teve seus trabalhos expostos em uma edição da Revista F. "Como moro em Florianópolis, fotografo atividades que são comuns na cidade, movimentos culturais. Um que eu acompanho todo ano, desde que me mudei para cá, é a 'Tainhada', a festa da tainha, que inclusive saiu na Revista F", conclui.


Assim como muitos profissionais tiveram que se reinventar, Coelho passou a documentar imagens da Covid em Florianópolis. "Desde o ano passado estou me dedicando a fazer a documentação da Covid, da pandemia, de como isso atingiu a cidade, as aglomerações, o cotidiano... Tem bastante dessas informações dentro do meu Instagram, então deixo ele como um diário visual. Acredito que são imagens que a partir do momento que você as publica, não são mais suas - poeticamente falando -, elas pertencem ao registro histórico", finaliza o estudante de jornalismo.

Projetos independentes

O portal Mediação possui uma área exclusiva para divulgar os projetos desenvolvidos por estudantes de jornalismo. Os interessados que possuem um projeto independente disponível na internet e desejam divulgar o mesmo, devem acessar aqui e preencher o formulário.


Crédito: PrintScreen do Instagram.