• amandazanlucasilva

Estudante cria programa para falar sobre desinformação



O estudante Bruno Cidadão do curso de Jornalismo da Uninter é o autor do projeto intitulado "Comunicadores e Desinformação". O programa em transmissão pelo Youtube e traz discussões sobre a disseminação de notícias falsas, democracia e mídia, papel da imprensa na cobertura de grandes crises, checagem de fatos, desafios de jornalistas e comunicadores em geral no exercício da profissão, violação de direitos relacionados à comunicação e liberdade de expressão, entre outros.


"Eu trabalhava em regime CLT. Pedi contas do meu trabalho que não era na minha área de formação e fui me dedicar ao Jornalismo. Eu sempre tive contato e admiração por muitas pessoas da área de comunicação que não estavam diretamente ligadas ao jornalismo televisivo regional ou nacional, mas sim pessoas que eram gente como eu, estavam próximas, que eu tinha algum tipo de ligação. Então, resolvi inaugurar esse espaço", comenta Cidadão sobre a criação do projeto.


Na primeira etapa do programa, o estudante realizou 13 entrevistas com comunicadores. "Mandei o convite para cerca de 20 comunicadores. Recebi 13 confirmações positivas e fiz 13 entrevistas num espaço de quase dois meses. Era início de pandemia e discutíamos também como estava sendo a nova rotina. Pude descobrir também talentos naquelas pessoas que o meu contato era menor e compartilhar sobre ideias para a cidade em que moro. A ideia era apenas discutir desinformação, mas acabou sendo também uma ferramenta de aproximação num tempo de distanciamento social", conta ele.


O estudante comenta ainda sobre o objetivo do seu projeto que recebe visualizações principalmente de jovens e adultos. "Discutir a desinformação, sua percepção, o enfrentamento e como nós, comunicadores, precisamos lidar com ela. Às vezes enxergo os comunicadores em geral presos numa ilha onde só os entende quem também é comunicador. E isso é um prejuízo, pois as pessoas não têm noção da importância da informação para a cidadania. E principalmente da informação de qualidade, tratada por um profissional da área", explica.


Projetos independentes


O portal Mediação possui uma área exclusiva para divulgar os projetos desenvolvidos por estudantes de jornalismo. Os interessados que possuem um projeto independente disponível na internet e desejam divulgar o mesmo, devem acessar aqui e preencher o formulário.


Créditos da foto: PrintScreen do canal.