Estudante compartilha a experiência de intercâmbio em Portugal



O programa Memórias de Intercambista, exibido na tarde desta terça-feira (27), contou com a participação de Adriana Rodrigues Daijó. A estudante do curso de Administração da Uninter foi uma das contempladas com o programa de Bolsas Ibero-Americanas do banco Santander. O destino escolhido pela estudante para realizar o intercâmbio no segundo semestre de 2019 foi a cidade de Tomar, em Portugal.


Daijó contou que a escolha pela cidade, mais especificamente pelo Instituto Politécnico de Tomar, foi algo estratégico. "Primeiro eu escolhi Portugal porque eu não domino outro idioma. Eu falei: eu vou ir para Portugal porque pelo menos português eu falo bem. Então, eu acho que na prova de idioma talvez eu tenha uma chance maior. E aí, no segundo momento, olhando as alternativas, eu queria ir num país da Europa porque senão teria que ser na América Latina e era espanhol, até para o Paraguai ou Argentina. Então, falei: vou para Portugal!", explicou a estudante.


Mas mesmo sendo Portugal, um país onde a língua oficial é o português, a estudante comentou, durante o bate-papo, que uma das dificuldades que encontrou foi justamente o idioma. "É um português quase um espanhol para a gente. Porque não só as palavras são diferentes, o jeito de falar, a entonação. Então, quando você vê o português (de Portugal) sendo falado, talvez, quando você está ali no dia a dia, parece mais um espanhol. E isso nas aulas, inclusive, muitas vezes eu estava em sala de aula e o professor falava e explicava, parece que a gente entende o contexto geral, mas tem muitas palavras que realmente a gente não entende", contou ela.


Durante o programa, a estudante ainda falou sobre os pontos positivos e também deu dicas para quem deseja realizar um intercâmbio. "No meu caso específico, pela minha experiência e pela minha idade, estar com os jovens que eu estive não tem preço. Foi incrível, eu gostei demais", finalizou Daijó.


O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook da Rádio Uninter, e também no YouTube Jornalismo Uninter, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições são produzidas quinzenalmente.


Confira o programa completo:


Créditos da foto: PrintScreen da transmissão.

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade