top of page

Estão abertas as inscrições de pautas para o Prêmio Jovem Jornalista


O Instituto Vladimir Herzog está com inscrições de pautas abertas para a 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão 2022 (PJJ 2022). A premiação é destinada para fomentação de pautas realizadas por estudantes de cursos de Jornalismo e voltadas à temática de Direitos Humanos.


Os estudantes podem se inscrever de forma individual ou em grupos de até três integrantes até o dia 19 de junho. Obrigatoriamente o trabalho deverá ter um (a) professor (a) orientador (a) e deverá se encaixar nas categorias modalidade áudio (reportagem, documentário ou podcast) ou modalidade vídeo (reportagem ou documentário). Todos os alunos de um grupo deverão ser da mesma instituição de ensino e não poderão estar inscritos em mais de um trabalho.


Serão selecionadas quatro propostas de trabalho e os grupos serão convidados a irem até São Paulo, capital, para receberem o prêmio e orientação, com tudo pago pela Instituição Vladimir Herzog. Os grupos assistirão a uma aula magna e participarão de um evento de premiação com data ainda não divulgada.


Com o tema "Os gritos que o Mundo dá e que o Jornalismo precisa ouvir", as propostas de pauta devem responder ao desafio: "quais pautas o mundo está gritando?". Além disso, todas as propostas devem ter uma temática de Direitos Humanos, convidando para uma reflexão sobre os dias atuais.


Prêmio Jovem Jornalista


O Instituto Vladimir Herzog promove a premiação anualmente desde 2009. O propósito é de mobilizar estudantes de Jornalismo de todo o território nacional para a produção de pautas focadas nos Direitos Humanos. Assim, é possível ofertar aos jovens estudantes a vivência de um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde a definição da pauta até o gerenciamento, produção e realização final de uma reportagem, valorizando o trabalho em equipe, a avaliação conjunta do processo e a publicação do material final.


Desde a sua criação, a iniciativa já mobilizou cerca de 2.500 estudantes de graduação em Jornalismo, vindos de 188 instituição de ensino, de 21 estados brasileiros e 660 professores-orientadores. Já foram produzidas 58 reportagens por 137 estudantes de 31 escolas diferentes, envolvendo 49 professores orientadores e 34 jornalistas mentores. Todas as matérias vencedoras estão disponíveis para uso e divulgação livres e você pode conferir aqui.


Você pode ler o regulamento e se inscrever acessando aqui.


Imagem: Divulgação.

Comentários


bottom of page