top of page

Entreverbos: Rio Grande do Sul, o retrato de uma catástrofe climática

Rua completamente alagada no bairro Navegantes, em Porto Alegre — Foto: Carlos Fabal/AFP


A matéria escrita por Isabella Cami Villalba, para a revista Entreverbos relata as consequências das mudanças climáticas e as e as evidências, cada vez mais claras, dos impactos ao mundo.


No mês de maio, os sinais das mudanças se manifestaram em diversas cidades do Rio Grande do Sul, que enfrentou a maior enchente desde 1941, ultrapassando recordes de desastres ambientais. O estado conta com 497 municípios ao total, dos quais, segundo a defesa civil, 447 foram afetados com o avanço da água.

Abrigo de animais em Porto Alegre. Fonte: Eduarda Dresch


De acordo com Eduarda Dresch (20), voluntária que atua em dois abrigos, um para pessoas e outro para animais, a inscrição para ajudar nos abrigos funciona por lista, com preenchimento de acordo com a disponibilidade de pessoas para a execução de várias funções, como triagem de doações, acolhimento de vítimas, cuidado e suporte aos animais ou nas áreas de cadastro.


“O cenário dos dois lugares que eu trabalhei eram bem semelhantes. Cheguei bem no início, com um pouco de caos e bagunça. Mas, acredito que no bom sentido, pois eram muitas pessoas tentando se ajudar ao mesmo tempo, da forma que conseguiam”.

A matéria completa está disponível no site da Entreverbos.


15 visualizações

Comments


bottom of page