• renatatcristina

Entre o excesso de chuva e a estiagem: reportagem mostra instabilidade na produção rural


O Plural publicou na última segunda-feira (5), a reportagem de Rúbia Ribeiro, estudante de Jornalismo da Uninter, sobre as consequências das chuvas irregulares na colheita do Paraná. A matéria, orientada pela professora Karine Moura Vieira, mostra a instabilidade vivida por produtores de grãos, que lidaram com o excesso e a falta de chuva no último ano.


A reportagem mostra dados das últimas colheitas e ouve Luciely Jozwiak, produtora rural e técnica em agropecuária. Confira um trecho:


"O 9.º levantamento de Safra 2020/21 produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conta que as lavouras de soja foram prejudicadas no Paraná pelo excesso de chuva, mas, em fevereiro, melhorou a produtividade e só em março a escassez de chuva afetou a produção. “Muita chuva também é prejudicial, nenhum dos extremos é bom. Nessa safra teve algumas variedades que perdeu a produtividade por conta da chuva, daí entram muitas doenças e pela doença que perdeu a produtividade, mas em alguns casos, porque a maioria dos produtores produziu bem”, explica Luciely."

Confira a matéria na integra: https://www.plural.jor.br/colunas/focanojornalismo/chuva-em-excesso-afeta-producao-de-graos-no-parana/


Sobre a parceria


A produção é resultante de uma parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e o jornal Plural. Os estudantes do curso podem participar por meio dos projetos de extensão orientados pelos professores. As publicações ficam disponíveis na coluna Foca no Jornalismo.


6 visualizações