top of page

Entre o excesso de chuva e a estiagem: reportagem mostra instabilidade na produção rural


O Plural publicou na última segunda-feira (5), a reportagem de Rúbia Ribeiro, estudante de Jornalismo da Uninter, sobre as consequências das chuvas irregulares na colheita do Paraná. A matéria, orientada pela professora Karine Moura Vieira, mostra a instabilidade vivida por produtores de grãos, que lidaram com o excesso e a falta de chuva no último ano.


A reportagem mostra dados das últimas colheitas e ouve Luciely Jozwiak, produtora rural e técnica em agropecuária. Confira um trecho:


"O 9.º levantamento de Safra 2020/21 produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) conta que as lavouras de soja foram prejudicadas no Paraná pelo excesso de chuva, mas, em fevereiro, melhorou a produtividade e só em março a escassez de chuva afetou a produção. “Muita chuva também é prejudicial, nenhum dos extremos é bom. Nessa safra teve algumas variedades que perdeu a produtividade por conta da chuva, daí entram muitas doenças e pela doença que perdeu a produtividade, mas em alguns casos, porque a maioria dos produtores produziu bem”, explica Luciely."


Sobre a parceria


A produção é resultante de uma parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e o jornal Plural. Os estudantes do curso podem participar por meio dos projetos de extensão orientados pelos professores. As publicações ficam disponíveis na coluna Foca no Jornalismo.


20 visualizações

Comments


bottom of page