top of page

Conheça a produção de “Neirud”, vencedor do Olhar de Cinema

Autor: Natália Schultz Jucoski - especial para Mediação/CNU


Neirud”, da diretora Fernanda Faya, levou o prêmio de Melhor Filme na competitiva nacional da 12ª edição do Olhar de Cinema. Na coletiva de imprensa, a equipe comentou sobre o processo de produção. O longa, que levou 10 anos para ser finalizado, conta a história de Neirud, uma tia próxima de Fernanda, mas que ninguém sabia ao certo suas origens. Quem ela foi? Como chegou na família? A única coisa que se sabia era que ela trabalhava no circo como parte da trupe de luta livre feminina, junto com sua avó Nelly. A escassez de informações motivaram e guiaram a diretora no longa de 71 minutos.


“A gente tentava se aproximar da história da Neirud e não encontrava nenhum material. Não encontrava foto, não encontrava documentação da luta livre feminina no circo”, conta Fernanda. Pela visão do produtor e assistente de direção, Rica Saito, “Neirud” é um filme que, apesar de muito familiar toca em questões políticas que são relevantes até hoje. Muito se fala sobre a comunidade circense que sempre foi marginalizada, já que é formada majoritariamente por ciganos, judeus, e pretos. Neirud vê no circo um tipo de liberdade e vai através disso, mostrando a resistência dos povos marginalizados que pertencem ao circo.


A busca incessante por respostas se torna mais um personagem no filme. Para a diretora, o filme deveria representar através da experiência do espectador a dificuldade que foi encontrar os materiais e as evidências para se aproximar da história da tia. Fernanda de fato acha as respostas de suas questões, mas também encontra outras. Com um desfecho emocionante, “Neirud” é, sobretudo, uma história de amor.


A coletiva de imprensa do filme aconteceu no Cine Passeio e contou com a diretora, o produtor e assistente de direção, o montador Yuri Amaral e o compositor Chico Pinheiro. A conferência segue disponível no YouTube.

A Uninter é uma das patrocinadoras do Olhar de Cinema, e a Central de Notícias Uninter (CNU) realizou a cobertura do evento. Confira todas as matérias neste link.

2 visualizações

Comments


bottom of page