Analista de Mobilidade Internacional dá dicas sobre intercâmbio virtual



O programa Memórias de Intercambista, exibido na tarde desta terça-feira (16), contou com a participação de Ariane Hidalgo. A Analista de Mobilidade Internacional do Departamento de Internacionalização da Uninter, contou sobre o intercâmbio na prática, mencionando tópicos como preparação para a viagem, documentação necessária, bolsas de estudos, entre outros.


Hidalgo destacou que mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que trouxe incertezas para o mercado de intercâmbio, houve também novidades. "A pandemia trouxe a possibilidade desses estudantes que têm interesse em estudar fora, realizar um intercâmbio virtual. E a gente achou esses caminhos, essas possibilidades com instituições parceiras, também tivemos essa ideia e estamos oferecendo também essa modalidade aos nossos alunos. Então, não é porque a pandemia chegou que parou tudo. Na verdade ela abriu mais uma porta", comentou ela.


Em outro tópico, Hidalgo falou dos cuidados que os estudantes devem tomar quando pensam em fazer um intercâmbio. "Ele têm que estar munidos sempre com esses dados dele, de documentação. Ser rápido nas respostas. Por exemplo: a gente faz a submissão, ele (estudante) preenche todos os pré-requisitos de uma universidade x. A gente faz a submissão, passa uns dias e essa universidade vai receber esses documentos desse interessado e vai analisar, fazer a avaliação. Se ele for aprovado, toda essa comunicação é feita por e-mail para ficar formar e oficial. E, às vezes, o nosso aluno esquece do e-mail ou ele não verifica a caixa de spam, outras caixas além da caixa de entrada, e nisso ele recebe uma comunicação que deve ser respondida em 48 horas, às vezes, ou 24. E se ele não responde nesse período, a universidade abre uma porta para outro interessado. Então, ele tem que ter muito esse cuidado com os canais de comunicação dele", destacou.


No bate-papo, a analista de mobilidade deu dicas ainda sobre bolsas de intercâmbio. "A nossa instituição, a Uninter, tem parceria com o banco Santander. Todo ano tem um processo de bolsa chamado 'Programa Ibero-Americanas', há outros tipos de bolsas também. Se o aluno procurar no Google, tem o Erasmus (Mundus), enfim, tem vários programas de bolsas de intercâmbio pelo mundo afora", comentou.


Parceria


O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook, e também no YouTube, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições são produzidas quinzenalmente.


Confira o programa desta terça-feira (16):



Créditos da foto: PrintScreen da transmissão.

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade