top of page

Agência Mediação e livro-reportagem vencem o Expocom Sul 2023

Atualizado: 29 de jun. de 2023



Estudantes da área de comunicação de diversas cidades da região Sul estiveram reunidos na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava (PR), entre os dias 8 e 10 de junho para a 22ª edição do Intercom Sul, congresso regional que estimula a pesquisa cientifica e a troca de conhecimentos entre discentes e docentes.


Durante o evento, também ocorreu a premiação da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que busca reconhecer os melhores trabalhos produzidos por estudantes de Comunicação no âmbito acadêmico.

Neste ano, a Uninter foi representada por oito alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e foi a vencedora em duas categorias.


Na categoria Agência Escola/Júnior de Jornalismo, a Uninter foi premiada pelo trabalho realizado pela Agência Mediação, o portal da agência de notícias do curso de Jornalismo da Uninter. A estudante de jornalismo Nicole Thessing representou o projeto durante o evento e apresentou seus resultados para alunos de diversas instituições de ensino superior.


“Eu participei da Expocom pela primeira vez no ano passado, e já tinha sido uma ótima experiência. Desta vez, tive a oportunidade não só de representar a Mediação, mas também fazer parte dessa conquista junto com outros estudantes que se dedicaram para o sucesso desse projeto. É uma grande realização trazer esse prêmio para a Uninter”, conta Nicole. O trabalho também teve autoria de Fernanda Guedes.


Na categoria Livro-Reportagem, a obra “Anos que eu vivi: memórias das mulheres paranaenses sobre a década de 1960”, escrito pela aluna-egressa de Jornalismo Amanda Zanluca, desbancou a forte concorrência de instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela conta que o objetivo sempre foi dar voz às mulheres e espera que o prêmio contribua para amplificar essas vozes e inspire outras pessoas a explorarem e apreciarem essas histórias.


“É uma grande honra ter sido premiada. Foi uma experiência emocionante e desafiadora trazer à tona essas narrativas esquecidas e subestimadas. Fico feliz em ver que elas estão sendo reconhecidas e valorizadas”, afirma.


Agora, as alunas vencedoras se preparam para representar a instituição na etapa nacional do Expocom, durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá entre os dias 05 e 08 de setembro, em Belo Horizonte (MG).


Além dos vencedores, outros seis alunos da área de comunicação da Uninter também expuseram trabalhos no Expocom. São eles Mauricio Geronasso (Apura Verdade e Uninter Informa); Alanna Della Possa Contador (Uninter Informa); Sabrina Fernandes Dantas de Santana (O outro lado das torcidas organizadas); Leandro Luiz Alencar Lima (Buraco sem fundo: videodocumentário sobre o afundamento e evacuação do bairro Pinheiro em Maceió) e Cristina Grego Casagrande (Cartaz: O auto da compadecida).


Além disso, o artigo “Informação e consumo: percepção sobre fake news entre estudantes de jornalismo” foi apresentado durante o Intercom Junior, espaço destinado à pesquisa cientifica dentro do congresso. O trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Sociedade” foi apresentado pelo aluno do curso de Jornalismo da Uninter, Leonardo Tulio Rodrigues.


Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo da CNU


Comments


bottom of page