top of page

5º prêmio Livre.jor de jornalismo-mosca está com inscrições abertas


Estão abertas até o dia 13 de outubro as inscrições para a 5ª edição do prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca.


Criado em 2019, o Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca é uma iniciativa da agência Livre.jor que tem como finalidade identificar jornalistas e estudantes de jornalismo de todo o país cujo trabalho esteja atrelado à promoção da cultura da transparência e do direito de acesso às informações de interesse público.


Podem concorrer os trabalhos publicados entre 29 de setembro de 2022 a 28 de setembro de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site http://livre.jor.br/premiomosca.


Existem três categorias para a premiação: Profissional, Estudantes universitários e Projetos de interesse à comunidade jornalística (Troféu Rastilho). A premiação tem abrangência nacional e aceita trabalhos publicados em quaisquer plataformas, mídias, formatos e tipos narrativos.


Alexsandro Teixeira Ribeiro, professor e participante do projeto Livre.jor, fala sobre como a premiação ajuda profissionais e acadêmicos de jornalismo “O prêmio foi idealizado com a proposta de reconhecer as iniciativas jornalística que se preocupam em produzir conteúdo a partir de dados públicos”, explica.


Ao incentivar que os estudantes entrem no mercado de trabalho pensando em estratégias de coberturas jornalísticas a partir da coleta de dados públicos, a ação também presta um papel relevante para a sociedade. A contribuição é justamente fomentar que mais profissionais se preocupem em perceber na transparência publica uma ferramenta para auxiliar na fiscalização da administração pública”, destaca.

16 visualizações

Comments


bottom of page