top of page

Intercâmbio no México: Egresso da Uninter conta suas experiências


Créditos: Print do vídeo

O programa Memórias de Intercambista, exibido na tarde desta terça-feira (15), contou com a participação de Filipe Mendes. Egresso do curso de Relações Internacionais da Uninter, Mendes foi um dos contemplados com o programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander. O destino escolhido pelo estudante para realizar o intercâmbio no ano de 2019 foi a cidade de Monterrey, capital de Nuevo Léon, norte do México.

Mendes explicou que escolheu o México por ser um dos países que sempre teve interesse em conhecer e para aprimorar o idioma. "O espanhol eu já falava, mas eu fiz questão de me inscrever em uma disciplina na Regiomontana, que é a Universidade de Monterrey. Uma disciplina de espanhol ministrada por uma professora de espanhol, até para aprender gramaticalmente o idioma e voltar para o Brasil com o certificado", comentou ele.

No bate-papo, o egresso contou algumas das dificuldades que teve, como o fato de ser sua primeira vez viajando para fora do país e por ter que fazer tudo sozinho. No entanto, Mendes comentou que sua maior dificuldade foi na busca por uma moradia no país. "Para quem é estrangeiro, procurar um lugar para morar, às vezes, eles precisam de um fiador, o contrato é um pouco diferente para quem é estrangeiro. Então, teve essa dificuldade. Mas nada que me impedisse de viajar".

Mendes destacou ainda os pontos positivos do intercâmbio. "Positivo são as vivências, as experiências, quase tudo, porque é muito legal viajar para outro país. Um país que você quer, um país que você gosta, que já tem essa simpatia, essa vontade", contou.

O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook, e também no YouTube, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições são produzidas quinzenalmente.

bottom of page