• Sabrina Fernandes

Programa traz as experiências vividas por intercambistas


Foto: PrintScreen da tranmissão.

O "Memórias de Intercambista", mais novo programa da Uninter, estreou nesta terça-feira (01). A primeira convidada foi a aluna do 5º ano de Relações Internacionais, Amanda Cembrani, que falou sobre as experiências que obteve a partir do estudo em instituições de outros países. A produção é uma parceria entre a agência Mediação, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização.

Cembrani, que já realizou dois intercâmbios, contou sobre a escolha do país, dificuldades de adaptação no primeiro mês, diferenças no ensino dos países, e até mesmo sobre readaptação no retorno ao Brasil. "Depois que você volta pro seu país, é um momento um pouco difícil... Acho que é um ponto negativo que a gente tem que falar sobre o intercâmbio: a sua readaptação ao seu país. Você viveu e viu muitas coisas que as pessoas que ficaram não viveram, você acabou evoluindo e mudando seu próprio ser. Quando volta é um pouco difícil se readaptar, as pessoas esperam a pessoa de antes e, às vezes, você mudou muito", relata.

Cembrani realizou sua segunda viagem para Vigo (Espanha), entre os anos de 2019 e 2020, através do programa de Bolsas Iberoamaericanas, do Santander. O programa é realizado em várias etapas, que foram citadas pela estudante na entrevista. A bolsa é válida apenas por seis meses, mas a estudante conseguiu ficar lá por mais seis meses.

A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook, e também no YouTube, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições serão produzidas quinzenalmente.

27 visualizações

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade