top of page

Programa traz as experiências vividas por intercambistas


Foto: PrintScreen da tranmissão.

O "Memórias de Intercambista", mais novo programa da Uninter, estreou nesta terça-feira (01). A primeira convidada foi a aluna do 5º ano de Relações Internacionais, Amanda Cembrani, que falou sobre as experiências que obteve a partir do estudo em instituições de outros países. A produção é uma parceria entre a agência Mediação, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização.

Cembrani, que já realizou dois intercâmbios, contou sobre a escolha do país, dificuldades de adaptação no primeiro mês, diferenças no ensino dos países, e até mesmo sobre readaptação no retorno ao Brasil. "Depois que você volta pro seu país, é um momento um pouco difícil... Acho que é um ponto negativo que a gente tem que falar sobre o intercâmbio: a sua readaptação ao seu país. Você viveu e viu muitas coisas que as pessoas que ficaram não viveram, você acabou evoluindo e mudando seu próprio ser. Quando volta é um pouco difícil se readaptar, as pessoas esperam a pessoa de antes e, às vezes, você mudou muito", relata.

Cembrani realizou sua segunda viagem para Vigo (Espanha), entre os anos de 2019 e 2020, através do programa de Bolsas Iberoamaericanas, do Santander. O programa é realizado em várias etapas, que foram citadas pela estudante na entrevista. A bolsa é válida apenas por seis meses, mas a estudante conseguiu ficar lá por mais seis meses.

A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook, e também no YouTube, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições serão produzidas quinzenalmente.

48 visualizações
bottom of page