Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter ganha status de evento nacional


No segundo dia (17) do V Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, a programação de apresentações dos trabalhos prosseguiram pelos canais dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Youtube. O evento que reuniu cerca de 60 trabalhos de pesquisa e mais de 500 ouvintes, contou com a participação de diferentes estados e instituições de ensino superior.

No Grupo de Trabalho (GT) Jornalismo, Mídia e Tecnologia, os temas das pesquisas abordaram desde análise do uso da Lei de Acesso à Informação, Segurança da Informação e Comunicação Organizacional, até a produção de podcasts e outros produtos jornalísticos. Já no GT Comunicação, Consumo e Cibercultura, os trabalhos da segunda sessão incluíram debates a cerca da comunicação e diversidade e também iniciativas que atuam no campo religioso.

A estudante de jornalismo Aline Oliveira Tiburcio, participou pela primeira vez do seminário. Integrante do projeto de pesquisa "Fake news e a amplificação do medo: estudo de instabilidade sociais partida da proliferação de notícias falsas", ela conta como foi participar. "Essa é a primeira vez que participo e foi uma experiência muito boa, desde a preparação até o momento da apresentação. Poder compartilhar com várias pessoas o nosso projeto de pesquisa foi muito incrível. Ter como colega de apresentação a professora Mônica Fort e a Giovana Marques foi muito importante. Nesse tempo aprendi muito com as duas. Foi um momento de aprendizagem e com certeza vai acrescentar muito na minha vida profissional", completa ela.

O evento engloba não somente os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, mas também outras áreas que convergem com a comunicação. As instituições com mais trabalhos inscritos foram o Centro Universitário Internacional Uninter (19), Universidade Tuiuti do Paraná (10), e Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Universidade de São Paulo, ambas com 4 trabalhos.

A mesa de debate com Eneus Trindade e Raquel Longhi transmitida pelo youtube contabilizou mais de mil visualizações e 280 likes. Já os GT' de Jornalismo e Publicidade e Progaganda tiveram 503 ouvintes inscritos, sendo 50 conectados simultâneos em média em cada um dos GT's.

A primeira sessão de apresentações dos trabalhos no seminário e a mesa de abertura com os palestrantes Eneus Trindade (USP) e Raquel Longhi (UFSC), pode ser conferida nesta matéria.

Fotos: Reprodução/Youtube

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade