top of page

Eduardo Ribeiro: não basta trabalhar por uma causa. O jornalista tem que ser bem remunerado


Imagem: Print do vídeo

O convidado do programa Contra-Informação foi o jornalista Eduardo Ribeiro, diretor e criador do Portal do s Jornalistas e do Jornalistas & Cia, que se dedica a contar o perfil bibliográfico dos jornalistas e sua trajetória profissional. Ele falou sobre o que os jornalistas podem esperar do futuro e quais os principais desafios para os profissionais de hoje em dia.

Para Ribeiro, um jornalismo que trabalha apenas para conquistar audiência não tem como sobreviver, cai no descrédito e não se sustenta. “A gente tem que entender que o jornalismo de boa qualidade fica e o de má qualidade passa”.

Ele defende também a valorização do profissional que trabalha com a informação. “Um dos nossos desafios é a autoestima do jornalista. Para gente ir para a sociedade para defender que somos valiosos, que somos importantes e salvar vidas, nós precisamos estar convencidos disso também”.

Isso exige bons salário, segundo ele. “Nós temos uma causa, mas esta causa tem que nos pagar, não podemos ser miseráveis”.

Para ele uma saída seria uma aproximação do jornalismo com a tecnologia, uma conexão que deveria ser estimulada nas universidades. “A tecnologia está mostrando caminhos de reinvenção”.

O programa Contra-Informação é exibido às quarta-feiras, 13h30, pelo canal Jornalismo Uninter, no Youtube.

98 visualizações
bottom of page