top of page

O grande volume de desinformação é o grande problema, afirma Tai Nalon


Crédito: print do vídeo

A jornalista Tai Nalon, diretora-executiva e cofundadora do Aos Fatos, agência de checagem de informações apontou a quantidade de desinformaçao como um dos maiores problemas no combate às fake news. “O problema da desinformação é o volume dela e como combater esse volume de desinformação... Os métodos empregados para o combate do volume de desinformação são mais complexos do que desbancar a informação em si”, disse.

As declarações foram dadas no bate-papo realizado hoje (3), no programa Contra-Informação, apresentado pelos professores de jornalismo da Uninter Guilherme Carvalho e Mauri König.

Para Nalon, a desinformação pode ter várias interpretações. “Pode ser tanto um boato de Whatsapp, como imagens verdadeiras que foram tiradas de contexto e tem falsa atribuição, podem ser comparações não apropriadas, ou seja, você pegar números reais, dados reais sobre alguma coisa e estabelecer parâmetros de comparação enganosos, você pode ter a declaração de um político que pode ser falta exagerada ou imprecisa, temos vários pontos”.

O programa Contra-Informação é exibido toda quarta-feira, às 13h30, pelo canal Jornalismo Uninter, no Youtube.

Confira a última edição na íntegra:

26 visualizações
bottom of page