top of page

"O livro-reportagem é um instrumento privilegiado para se contar histórias", diz Mário Mag

O renomado jornalista e escritor Mário Magalhães, participou nesta quarta (13) do programa Contra-Informação, produzido pelos professores da Uninter Guilherme Carvalho e Mauri König. Autor da biografia "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo" e "Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018", ele compartilhou um pouco sobre a experiência como biógrafo na produção de livro-reportagem.

“Para fazer um livro, uma biografia, a primeira exigência é paixão, no fundo é isso que move a gente”, disse Magalhães. Apesar disso, o retorno financeiro não tem sido o mesmo da época de redações. Ainda assim, ele vê com otimismo o mercado editorial para este tipo de publicação, já que títulos não-ficcionais estão entre os mais vendidos no Brasil.

Magalhães destacou a essência jornalística na produção de uma biografia. “Todo o tratamento que o meu processo produtivo vai ter é exatamente o mesmo de quem sai pra fazer uma notinha fechada para o telejornal a noite. O método é o mesmo, os passos são os mesmos”

Outro assunto abordado no bate-papo com os professores diz respeito à liberdade da imprensa, que vem sendo ameaçada por setores governamentais. Magalhães comentou que nunca ouviu falar sobre um governo que gostasse do jornalismo crítico independente. “Há regimes de governo que sabem viver civilizadamente, democraticamente com o jornalismo”, comparou.

Ele também comentou sobre as perdas que a sociedade e o jornalismo vão sofrer com as mudanças no processo de produção jornalística, que segundo ele tende ao isolamento. “Quem trabalhou em uma redação, sabe como a convivência, a troca de ideias enriquece a produção e criação jornalística”.

Confira o programa completo:

8 visualizações
bottom of page