top of page

Casos de preconceitos no esporte é um dos destaques do Marco Zero


A nova edição do jornal laboratório do curso de Jornalismo da Uninter, o Marco Zero, tem como destaque os preconceitos existentes no futebol, dentro e fora de campo. A reportagem de capa produzida pela estudante Sabrina Fernandes, traz relatos de vítimas de preconceitos no âmbito esportivo. O ex-goleiro Aranha, que jogou em times como Santos, foi vítima de um dos casos de racismos que mais repercutiram no Brasil em 2014. Em entrevista, ele conta como se sentiu diante a situação.

A jornalista esportiva Renata de Medeiros foi vítima de um caso de machismo. Ela foi hostilizada enquanto cobria um jogo. "Senti, em um primeiro momento, que não pertencia àquele mundo, que era uma intrusa", conta a jornalista.

A edição traz também uma reportagem sobre as mulheres na carreira militar. Elas representam menos de 8% do total de militares no país. Nas forças armadas, são 6 mil mulheres contra 180 mil homens.

Outro destaque é a reportagem de jornalismo de dados sobre a falta de saneamento em cidades brasileiras. Segundo o Governo Federal, apenas 45% dos esgotos são tratados no país. Algumas doenças causadas pela falta de saneamento, além de terem alto nível de mortalidade, geram um custo elevado para a saúde pública.

Dando continuidade à série "Da repressão à democracia", Patrícia Lourenço conta sobre os 35 anos do grito "Diretas já!". Curitiba foi o primeiro palco do comício que mobilizou milhões pela retomada do voto para presidente.

O Marco Zero também traz reportagens produzidas por estudantes do curso de jornalismo a distância da Uninter de diferentes cidades e estados. Entre as localidades estão Boa Esperança (MG) e Ituverava (SP).

É possível ler o conteúdo do Marco Zero no formato online. O jornal conta com recursos interativos de realidade aumentada e recursos para visualização de conteúdos digitais por QR-Code por meio do uso de dispositivos móveis.

Leia aqui edição online.

bottom of page