top of page

Políticas públicas são tema de discussão no Enfoc 2019


Durante o XV Encontro de Iniciação Científica (Enfoc), o grande evento científico da Uninter, que aconteceu nos dias 8 e 9.nov.2019, no campus Garcez, em Curitiba (PR), 1.002 pesquisadores da própria instituição e de outras, puderam mostrar o desenvolvimento de seus artigos acadêmicos e científicos para o grande público.

Ao longo de todo o sábado (9.nov.), 381 trabalhos foram apresentados, tanto de forma presencial quando a distância, divididos em 14 Grupos de Trabalho (GTs) que se relacionavam com diferentes áreas, e que ao todo tiveram mais de 30 sessões de apresentação.

Um dos grupos presentes no Enfoc deste ano foi o GT Serviço Social e Políticas Públicas, focado em apresentações e discussões de pesquisas relacionadas às questões sociais, direitos humanos, trabalho e sociabilidade. A professora Ana Carolina Vidigal, do curso de bacharelado em Serviço Social da Uninter, ficou responsável por uma das sessões do grupo e conta que as apresentações foram muito enriquecedoras.

“Os alunos trouxeram elementos sobre a discussão de feminino e masculino, discussões de gênero, discussões sobre o próprio capitalismo, discussões de territórios. E todos eles preocupados com este caráter das políticas sociais, que muitas vezes, naturalizam algumas questões e não levam em consideração a especificidade do ser humano, como questões de gênero, o papel da mulher, o papel da população em situação de rua”, comenta ela.

Vidigal ainda explica que tratar destes temas em um encontro de iniciação científica como o Enfoc é de extrema importância nos dias hoje, principalmente, por ser uma área tão fundamental para a sociedade. “Pensando no contexto da sociedade como um todo, políticas sociais são fundamentais! São direitos da população e a gente precisa conhecer esses direitos e, principalmente, ter acesso a eles. Um dos papeis do assistente social é garantir o acesso a esses direitos através das políticas sociais e é por isso que a temática desse grupo foi tão interessante”, afirma.

Ao todo, foram 44 projetos de pesquisa inscritos no GT de serviço social, sendo seis deles na modalidade a distância (EAD). Myrian Marcelino, estudante do sexto período de pedagogia pelo Centro Universitário de Valença (UNIFFA), no Rio de Janeiro (RJ), veio pessoalmente a Curitiba para participar do evento. Ela apresentou o artigo “Divisão social entre os sexos feminino e masculino: um estudo de caso entre crianças do 1º segmento do ensino fundamental”, que se destacou na primeira sessão de apresentações.

“Meu trabalho é sobre as divisões sociais entre os sexos feminino e masculino, pois diante de tantas desigualdades entres os gêneros, em uma sociedade em que o sexo masculino acaba tendo hegemonia, eu quis saber como era o comportamento de crianças/adolescentes”, explica Marcelino.

“O objetivo era saber se eles já se encontravam dentro de padrões ‘determinantes’ de cada gênero que a sociedade impõe; se ocorria bullying com aqueles que estavam fora desse padrão e como eles veem a constituição de seus papéis sociais em relação ao gênero que possuem”, conclui.

Além de Myrian, estudantes e profissionais da Uninter expuseram suas produções durante o encontro, afinal, serviço social e políticas públicas já é tema de pesquisa de Projetos de Iniciação Científica (PIC) da instituição. Para a carioca, a troca de experiências dentro da área foi muito importante.

“Participar do Enfoc foi uma experiência enriquecedora pois além de poder compartilhar um pouco do meu trabalho, houve grandes aprendizagens com outras apresentações e também com a mesa redonda que abordou o tema da importância das discussões sobre gênero, que super teve a ver com a pesquisa que venho desenvolvendo”, conclui Myrian.

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo Edição: Mauri König Revisão Textual: Jeferson Ferro Foto: Arquivo pessoal

10 visualizações
bottom of page