A tarde do segundo dia da 15ª edição do Encontro de Iniciação Científica (Enfoc), do Centro Universitário Internacional (Uninter), contou com exposição de pôsteres. Alunos de diferentes cursos e faculdades participaram do evento que ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, realizado no Campus do Garcez, na região central de Curitiba. Ao total foram apresentados 148 trabalhos de alunos presenciais, e mais 92 da educação a distância.
Segundo a coordenadora de pesquisa e do evento Desiré Dominschek, as apresentações de pôster cumpriram um importante papel. "É a gente tentar aproximar o aluno desse movimento da pesquisa, de se produzir, se colocar como autor, e de se responsabilizar pela produção de conhecimento", afirma.
Um dos projetos de iniciação cientifica apresentado no evento foi o das alunas de 3º ano de Pedagogia da Uninter. Amanda Carina Bettega e Suzana Vieira Macedo fizeram um estudo sobre "O papel do museu do Holocausto de Curitiba como imersão histórica aos estudantes e educadores". "Para a realização dessa pesquisa, a gente fez visita de campo e estudou todo o material bibliográfico e documental para contextualizar o que foi o holocausto, a criação do museu (2011), a importância desse espaço para os professores e como eles podem utilizar", conta Macedo.
O evento teve como público-alvo pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições do Brasil. Estudantes que participam de pesquisas de iniciação cientifica puderam participar e apresentar os resultados do trabalho, como é o caso de Alan Rodrigues da Silva, que estuda engenharia, na Uninter. "É o desenvolvimento de um protótipo de material didático com energia solar, onde o objetivo é desenvolver a aprendizagem e também que ele (protótipo) seja auto-sustentável", diz. É a terceira vez que o aluno se apresenta no Enfoc, além da participação em outros eventos acadêmicos.
Fotos: Amanda Zanluca, Juliane Lima, Ivone Souza e Sabrina Fernandes.