Semana de Comunicação da Uninter destaca a importância do improviso na vida profissional


A direita alunos da equipe da manhã e a esquerda, alunos da equipe da noite

Profissionais de comunicação compartilharam suas experiências com estudantes de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Internacional (Uninter) na Semana de Comunicação. O evento, organizado pelos alunos, no campus Tiradentes, em Curitiba, entre os dias 23 e 25 de outubro, contou com a presença de pessoas como Fernando Parracho, Cristian Toledo, Renato Gaúcho, Leticia Paris, Albari Rosa e Elaine Nunes. Durante os três dias as palestras, oficinas e atividades culturais foram presenciadas por um público total de quase 600 pessoas, nos períodos da manhã e noite.

O jornalista Fernando Parracho, apresentador de telejornal Meio Dia Paraná, da RPCTV, lembrou do tema do evento, intitulado "Give your jumps", uma referência ao termo braisleiro "Dê seus pulos", que representa a capacidade de improvisação na área de Comunicação. "As habilidades necessárias nesses momentos são a calma, conhecimento sobre o que está falando e leveza", disse ele.

A maioria dos convidados que participaram da semana destacaram que, apesar da improvisação ser um aspecto importante para qualquer profissional da área, é fundamental o conhecimento sobre os assuntos com os quais se trabalha. Os palestrantes contaram experiências pessoais e deram dicas de como agir em situações difíceis. Destacou-se também importância de se preparar e prever determinadas "saias justas" para saber como agir nestas ocasiões.

A aluna de jornalismo Rhubia Ribeiro afirmou que as palestras foram bem produtivas. "Gostei dos palestrantes. Foram nomes conhecidos que nos encorajam a seguir nesse rumo. Aprendi que jornalistas têm que se preparar para momentos inesperados”.

Outra comunicação

A Semana contou ainda com a presença de profissionais que atuam em outras áreas da comunicação, além do tradicional mercado. Entre os convidados, destacam-se o comentarista de cinema da CBN, Mardem Machado, e a influencer digital Mariah Luz.

Oficinas

Os estudantes também puderam participar de diversas oficinas. Dentre elas, a oficina de rádio, coordenada por Renato Gaúcho, de Linguagem e repertório, ministrada por Guida Bittencourt, de dublagem, realizada pela atriz Melina Valente. Também foram ofertadas oficinas de Ilustração, com Jânio Santos, Fotografia, de Giorgia Prates, e Foto Mobile, de Larissa Ilaídes.

Atividades culturais

Por fim, também ocorreram atividades culturais em todos os dias da Semana. Os professores dos cursos de Comunicação animaram os alunos com uma performance que lembrou memes da internet. O professor Otacílio Vaz falou sobre a origem do Rock e a equipe Megatron se apresentou dançado o famoso hit da década de 90, Macarena.

Na sexta-feira ocorreu a festa de encerramento que reuniu os alunos da manhã e da noite. O anúncio da equipe vencedora ocorreu durante o evento. A equipe Megatron ficou com o troféu de melhor organização da Semana de Comunicação.

Karin de Paula, responsável pela equipe We are not fit, que organizou as atividades da manhã, gostou da experiência. “Estou orgulhosa da minha equipe e vale o aprendizado. Colocamos pessoas competentes e que sabiam o que estavam falando e fazendo. Então, foi muito bom”.

Sérgio Junior, líder da equipe Megatron, resonsável pelas atividades da noite, também destacou o aprendizado. “Conseguimos trazer grandes nomes da comunicação. Foi muito gratificante receber um feedback positivo de quem participou, tanto do presencial, quanto do EaD”.

Confira a matéria sobre a Semana Acadêmica para o Uninter Informa, feita por Nayara Rosolen.

Todas as atividades da Semana foram transmitidas ao vivo pela página do Facebook, Saca Só Uninter. Confira as fotos do evento no blog da Revista F.

Matérias relacionadas:

Amanhã começa a Semana de Comunicação Saca Só Uninter

Cultura Drag Queen, cinema e dublagem abrem a semana acadêmica de comunicação da Uninter

Produção audiovisual e rádio dominam começo do segundo dia da Semana Acadêmica

Rock e fotojornalismo foram um dos temas abordados no último dia da Semana de Comunicação da manhã

19 visualizações

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade