Documentário - As Rezadeiras

As benzedeiras existem há muitos anos, é um dom que é passado de geração em geração. São pessoas que ajudam o próximo sem receber nada em troca. As curandeiras aplicam a sabedoria ancestral através de chás, benzeduras e rezas. O efeito da cura é sentido pela fé da pessoa que quer ser curada. A pratica se tornou tão comum que em 2010 na cidade Rebouças, no paraná foi sancionada uma lei do qual permitem que elas possam trabalhar legalmente no seu ofício, sem serem autuadas ou denunciadas. Segundo o historiador Victor Augusto Graciotto Silva, as pessoas que recebem esse dom não podem negar um pedido de cura. Por isso, muitas dessas benzedeiras atuam apenas no bairro em que residem. A dificuldade nos dias de hoje é conseguir passar adiante esses ensinamentos.

No documentário "As Rezadeiras" produzido pelos estudantes Gabriel Bukalowski, Valéria Alves e Caroline Paulino foram registradas as práticas religiosas populares realizadas por benzedeiras e curandeiros de Curitiba. No documentário foi entrevistado, também, um historiador que resgata um pouco desta cultura .

89 visualizações

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade