Enfoc reúne pesquisadores de todo Brasil


Professor Jeferson Ferro apresenta trabalho no Enfoc (Crédito: Vitor Corradine)

Nos dias 9 e 10 de novembro aconteceu o XIV Enfoc – Encontro de Iniciação Científica, XII Fórum Científico e V Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no campus Garcez, do Centro Universitário Internacional Uninter. O encontro reuniu estudantes das modalidades presencial e à distância do Paraná e outros estados brasileiros. Além dos estudantes, professores também participaram dos encontros. As pesquisas apresentadas foram em nível de graduação e pós-graduação.

Neste ano, foram inscritos 333 trabalhos, sendo 59 na categoria Comunicação oral dos cursos à distância (EAD), 231 na Comunicação presencial, além de 143 pôsteres. O Encontro teve como novidade as pesquisas apresentadas com o texto completo - antes eram apenas um resumo – para Comunicação oral (presencial e EAD).

A integrante do comitê científico Máira Nunes aprovou a ideia e disse que isso reflete na circulação do conhecimento e na contribuição das pesquisas. “Quando temos acesso aos artigos, a possibilidade de divulgação desse trabalho é maior. No resumo, ele traz os objetivos, metodologia e as conclusões, mas, às vezes, a gente não tem os dados que foram analisados. Sabemos a conclusão, mas não se sabe como foi que se chegou naquele resultado”, avalia.

Máira ainda ressalta a importância do evento para estudantes, de poder mostrar os trabalhos feitos na instituição. “Essa circulação do saber é muito importante, tanto para nós, professores, como estudantes, e o resultado é sempre positivo,” garante.

O estudante e pesquisador do curso de Jornalismo do Uninter, Alysson Moura, diz que foi muito gratificante participar e contribuir com mudanças relevantes para a área. “Apresentar o trabalho dá uma boa experiência, agrega valores e conteúdo”, relata.

14 visualizações

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade