top of page

Uninter encerra rodada de sabatinas com candidatos ao Palácio Iguaçu


Candidatos responderam perguntas de estudantes. Foto: Luis Gustavo

A Uninter promoveu, no auditório do campus Garcez, no centro de Curitiba, a última rodada de sabatinas com candidatos ao governo do Paraná. Realizada na noite de quarta-feira (19), a atividade envolveu professores, estudantes e jornalistas e foi transmitida, mais uma vez, para vários canais da internet e via satélite. Participaram os candidatos Dr. Rosinha (PT) e Professor Piva (PSOL). Cida Borghetti (Progressistas) havia confirmado presença, mas cancelou a participação de última hora.

Questionado sobre sua proposta para combater a evasão escolar, Dr. Rosinha respondeu que "em conversa com alguns estudantes que organizaram as ocupações (das escolas estaduais em outubro de 2016), eu pedi que me explicassem o motivo pelos quais ocorrem as evasões e me disseram que os alunos são tratados mais como objeto do que gente. Então não motiva os alunos a irem para escola, e é nisso que irei atuar, tratando os estudantes como devem ser tratados".

Professor Piva, candidato que causou mais reações do público, comentou sobre a política para o ensino superior no estado. "É da responsabilidade do governador garantir essas políticas e principalmente fazer com que elas funcionem e colocar as suas pesquisas (científica) em favor do povo, pesquisas essas que o governo não apoia nem investe em favor das universidades nem da população, conclui", Piva.

Como foram as outras sabatinas

No primeiro dia de sabatina, todos os candidatos convidados marcaram presença. A sabatina que ocorreu na sexta-feira (14) contou com a presença de Ivan Bernardo (PSTU), Ogier Buchi (PSL) e Geonísio Marinho (PRTB). Já na segunda-feira (17), os candidatos da vez foram Jorge Bernardi (REDE) e João Arruda (MDB). Saiba mais.

Balanço Geral

Participam da iniciativa mais de 40 veículos de imprensa entre eles o portal UOL, o jornal Agora Paraná, a TVCI e o Portal CATVE. Os veículos parceiros transmitirão simultaneamente as sabatinas, utilizando redes sociais. Além disso, o Uninter também fará transmissões via satélite para todo o Brasil.

Segundo a organização do evento, mais de 320 pessoas participaram presencialmente das sabatinas durante os três dias. Já nas redes sociais o alcance atingiu cerca de 1 milhão de pessoas. A transmissão também foi disponibilizada para receptores de sinal via satélite para todo o Brasil.

Créditos: Luis Gustavo de Oliveira

31 visualizações
bottom of page