top of page

Candidatos falam de propostas na sabatina da Uninter

Sabatina começou na sexta feira (14) e vai até quarta feira (19). Créditos: Maicon Sutil

Na última sexta-feira (14), a Uninter, em parceria com veículos de comunicação do Paraná, realizou a primeira rodada de sabatinas com candidatos ao governo do Estado. Os candidatos Professor Ivan Bernardo (PSTU), Ogier Buchi (PSL) e Geonísio Marinho (PRTB) foram questionados por jornalistas, alunos e professores durante o evento que ocorreu no edifício Garcez, no centro de Curitiba. A atividade foi transmitida via redes sociais e canais via satélite e reproduzida por veículos de comunicação parceiros.

O candidato Professor Ivan Bernardo do PSTU fez críticas aos candidatos e partidos de direita e também para os de esquerda. Dentre suas principais propostas estão a estatização de obras e empresas, diminuindo assim o "capital burguês". Indagado também sobre o combate ao fundo eleitoral e propaganda eleitoral na televisão, bandeira levantada pelo partido, Bernardo disse que o PSTU utiliza um valor muito pequeno, mas que, se não utilizar e fazer a devolução, o recurso será direcionado para os mesmos partidos corruptos que estão no poder.

Já o candidato pelo PSL, Ogier Bucci, foi questionado pela recusa do presidenciável do seu partido Jair Bolsonaro em apoiar a sua candidatura. Bucci diz que não considera ser desprezado por Bolsonaro, mas sim vítima de diretórios provisórios da legenda no estado. Em uma das propostas apresentadas, Bucci diz que é a favor da privatização das estatais paranaenses Cope e Sanepar, como meio de evitar cabides de emprego e desvio de dinheiro público, mas não garantiu a continuidade de projetos sociais mantidos por estas empresas.

Geonísio Marinho do PRTB foi o último a ser sabatinado. O candidato tentou justificar a fala do general Mourão, vice de Bolsonaro, de que índios seriam indolentes e negros malandros. Em outra pergunta a respeito do uso de dinheiro doado por empreiteiras envolvidas na Lava Jato ao seu partido, ele disse desconhecer os números.

Hoje, a partir das 19 horas, ocorre a segunda noite de sabatinas, com a presença de Jorge Bernardi (REDE), Priscila Ebara (PCO) e João Arruda (MDB). É possível acompanhar o evento ao vivo no site do Mediação em www.mediacaouninter.com.br ou pelo Facebook do curso de jornalismo: https://www.facebook.com/jornalismouninter/

Créditos: Maicon Sutil

53 visualizações
bottom of page