top of page

Mediação é eleita a melhor Agência Jr. do Sul do Brasil

Uninter marca presença no Intecom Sul e Mediação é premiada

Estudantes representam a instituição no Intercom Sul. (Crédito: Camila Toledo)

A Mediação, agência de notícias do curso de Jornalismo da Uninter, recebeu, no último dia 1º, o título de melhor agência jr. do sul do Brasil. O prêmio foi concedido no Congresso de Ciências da Comunicação, realizado em Cascavel, entre os dias 29 de junho e 1º de julho. O projeto figura agora como o melhor dentre 63 instituições de ensino superior que contam com cursos de jornalismo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O trabalho é desenvolvido desde março de 2017 por alunos do curso presencial e a distância e orientado por professores da área. A rotina de produção opera em forma de agência de notícias, seguindo os preceitos do jornalismo da web de terceira geração. Mais informações sobre o Mediação aqui.

O estudante Douglas Miranda que apresentou o trabalho no evento destacou a importância do prêmio. “Eu pude testar a minha apresentação diante de um avaliador, que eu não conhecia, concorrendo com alunos de outras regiões, vendo e analisando outros trabalhos também”, diz.

A professora Marcia Boroski, responsável por um dos projetos laboratoriais e de extensão associados ao projeto (revista EntreVerbos), acredita que esse conhecimento reflete a qualificação da equipe. “A colaboração dos professores com as horas de extensão, mas especialmente o acompanhamento diário que os professores fazem com os estagiários qualifiquem a produção que acaba sendo direcionada de alguma forma para o Mediação”, concluiu.

“Foi uma experiência muito interessante, porque nós participamos realmente da construção, ao longo do ano passado. Quando percebíamos que alguma coisa não estava muito legal, a gente ia lá e mudava, e melhorava junto com o Guilherme. Então, a gente participou desse aperfeiçoamento para podermos chegar ao nível que chegamos e conquistarmos o prêmio”, diz Arthur Neves, estudante de jornalismo e ex-estagiário do Mediação.

O professor Roberto Nicolato, um dos idealizadores do projeto e hoje aposentado, lembra dos desafios iniciais. “Nós criamos a agência e, no começo, ela era muito pequena. No ano passado ela se transformou no Mediação e, com o envolvimento de várias pessoas, mostramos que não é só na teoria, mas na prática que se faz um bom curso, que a gente consegue de uma certa forma melhorar a formação dos alunos. Nós todos estamos de parabéns”.

A agência Mediação agora está classificada para a etapa nacional que ocorrerá em Joinville, nos dias 2 a 8 de setembro. A Uninter concorrerá com os primeiros colocados das outras 4 regiões do Brasil.

Participação da Uninter no Intercom Sul

Com 19 trabalhos aceitos na Expocom e 13 no Intercom Jr., a Uninter obteve uma quantidade recorde de apresentações neste ano. Confira matéria em áudio.

O professor Alexandre Correia, um dos responsáveis pela participação dos estudantes Uninter no evento, acredita que participar do Intercom é sempre muito importante para os alunos porque eles já são vencedores. “Claro que a gente sempre espera o primeiro lugar, mas os estudantes têm que ter em mente que entre todos os trabalhos que foram submetidos, os que foram classificados na exposição competitiva já foram os trabalhos escolhidos entre os cinco melhores do Sul do Brasil”.

A estudante de jornalismo Talita Ferreira dos Santos apresentou no Intercom Jr. o trabalho “Lip Sync For Your Life: Uma discussão jornalística sobre Drag Queens”. Apesar do nervosismo, ela gostou da experiência. “É uma ótima oportunidade da gente poder realmente mostrar o nosso trabalho para outras pessoas e também ver criações inéditas que realmente ajudam muito na nossa vida acadêmica” finaliza.

O que é Intercom?

A entidade que promove o congresso é a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Foi criada no dia 12 de dezembro de 1977 com a intenção de amplificar e incentivar pesquisas na área de comunicação durante todo o ano. O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que normalmente sempre ocorre no segundo semestre do ano, conta com cerca de 3,5 mil pessoas entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área.

A Expocom, evento paralelo ao Intercom, é um prêmio proposto exclusivamente aos estudantes de comunicação que produzirem melhores trabalhos em 69 categorias. Já o Intercom Júnior foi criado para trabalhos de estudantes ou recém-formados (até um ano), com a finalidade de garantir espaço para apresentações de projetos de iniciação científica e de conclusão de curso.

Crédito foto destaque: Bárbara Carvalho / Uninter Notícias

bottom of page