Seminário de Pesquisa aborda política e relações de poder

O evento científico ofereceu uma oportunidade para debate referente a comunicação contemporânea

Mônica Fort, Hertz Wendel de Camargo e Valci Zucolotto na mesa de debate do III Seminário de Pesquisa. (Crédito: Kevin Capobianco)

O III Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, realizado nos dias 27 e 28 de abril, no campus Tiradentes, contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores. O destaque principal ficou com as palestras proferidas pelos pesquisadores Hertz Wendel de Camargo (UFPR) e Valci Zucolotto (UFSC). Eles discutiram os desafios da pesquisa relacionada a comunicação, política e relações de poder.

Zucolotto enfatizou na educação, na inserção de quem os professores estão graduando para cumprir o papel social que todos estão destinados dentro da comunicação. “A pesquisa serve para refletir e entender aquilo que está acontecendo” finalizou.

Camargo, que apresentou pesquisa sobre religiosidade, acredita que a sala de aula é importante, no entanto, ir além é necessário. “O mundo está lá fora e se você estiver interagindo com essa realidade, seu conhecimento será muito mais amplo”, completou.

O evento contou com a participação do vice-reitor Jorge Bernardi, do diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios Elton Schneider, do coordenador do curso de publicidade e propaganda Alexandre Correa e do coordenador do curso de jornalismo Guilherme Carvalho, na mesa de abertura.

Segundo Bernardi, por meio de grupos de pesquisas, o estudante passa a conhecer com profundidade um tema ou um assunto. Hoje o jornalista tem que ter uma capacidade muito maior no sentido de oferecer um trabalho melhor. “Felizmente eu estou vendo que os jornalistas estão sendo mais valorizados, porque além da formação acadêmica, eles se aprofundam nos temas”, concluiu o vice-reitor.

Já no sábado, as apresentações seguiram a manhã toda. Apresentaram seus projetos pesquisadores de cursos da Uninter e de outras instituições de ensino superior (graduação, mestrado e doutorado). No total foram 14 trabalhos apresentados das mais diversas instituições de ensino como a Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Unibrasil, entre outras. Ao todo são mais de 20 estudantes entre bolsistas e voluntários nos projetos.

A estudante de jornalismo Carolina Benitez disse que agrega muito na área de comunicação seminários de pesquisas, ”nos baseamos muito no que os mestres escrevem em pesquisas científicas e precisamos ter esse tipo de conhecimento e incentivo dentro da faculdade”.

Em breve aqui os anais do evento.

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade