Marketing de conteúdo foi destaque no segundo dia da Semana de Comunicação


(Foto: Alysson Moura)

O segundo dia da Semana da Comunicação Saca Só trouxe profissionais de marketing e relações públicas para contar um pouco sobre experiências profissionais. A atividade foi realizada ontem (17), nos períodos da manhã e noite, no campus Tiradentes da Uninter.

Pela manhã foi realizado workshop de leterring (arte de desenhar letras) com Paola Guaria, dona da página "Rabisco Sério". Os participantes tiveram a oportunidade de aprender algumas noções básicas para dar início a essa arte handmade (algo feito à mão).

Paralelamente, foi realizada uma palestra que contou com a participação de Cássio Ferreira do "Busão Curitiba". Ele falou de sua trajetória nas mídias digitais e como essa página que homenageia a capital paranaense ajudou a dar maior visibilidade em sua carreira como publicitário.

Ainda pela manhã foi realizado o painel “Youtuber’s e a produção de conteúdo”, com Guid do canal "Não Repete" e Wakko do canal "Purosso". Ambos proporcionaram um bate-papo descontraído. Outros convidados foram Guilherme Grandi, que falou sobre jornalismo gastronômico, e Kassia Ayumi, que explicou como é rotina de costumer success (área ligada ao planejamento estratégico e atendimento) na Coletive.

Painel do período da noite

À noite foi realizado um bate-papo sobre "marketing de Conteúdo". Os convidados do primeiro horário Débora Saldanha, Gabriele Pinheiro e Gabriel Tomasoni falaram sobre o início de suas carreiras e como foi lidar com as decepções profissionais até se encontrarem na área da comunicação.

Maria do Carmo Duarte Freitas, professora da UFPR, conduziu a segunda mesa, abordando pesquisa científica para a inserção profissional. Um dos temas abordados pela professora foi a mudança comportamental de diferentes gerações. "Como vamos atender as empresas do 3 milênio?", pergunta ela.

Terceiro dia de evento da manhã

Hoje pela manhã os estudantes conhecerem um pouco mais das novidades que estão no mercado da comunicação. No primeiro horário o tema foi branded content (marketing de conteúdo) com Cláudio Alves, que trabalha na RPCTV como planner branded content. Enquanto isso, no auditório, o jornalista Herivelto Oliveira apresentou seu atual projeto, intitulado "Brasil de Cor".

Após o intervalo, Marcos Piangers, falou sobre comunicação para um auditório lotado. Nas salas de aula a conversa foi com Claudio Bittencourt sobre motion design (vertente do design gráfico que mistura princípios de design e cinema), oficinas de escrita criativa com Escola de Escrita e oficina de fotografia publicitária com Brasilio Wille, com conteúdos para os futuros profissionais.

>>> Leia mais sobre o que aconteceu na abertura do evento: Saca Só - futuro da comunicação

Programação de hoje a noite:

Dulcinéia Novaes, Camila Barbieri e Gustavo Magalhães são os convidados desta quarta-feira. A palestra sobre jornalismo e entretenimento começa às 19h30. O foco é debater as diferentes formas de produzir conteúdos televisivos. No segundo horário Viviane Bazzo fundadora da empresa LivingFor Marketing fala sobre marketing digital.

Programação de quinta-feira:

No primeiro horário Marianna Grega e Keyfremed Animation conversam com os estudantes no auditório sobre content creator. Na sala de aula acontecerá um workshop sobre analytics com Paloma Assef.