Barbeiro destaca mudanças necessárias na comunicação

Em comemoração aos dez anos de curso de jornalismo da Uninter, Heródoto Barbeiro palestra no campus Garcez para alunos do curso de Comunicação

Coletiva de imprensa concedida por Heródoto Barbeiro para alunos de jornalismo da Uninter (Foto: Arthur Neves)

A Uninter recebeu na manhã dessa segunda-feira (18), às 9h, o jornalista e escritor Heródoto Barbeiro. O apresentador e editor chefe do jornal Record News conversou com os alunos sobre o papel atual do comunicador no contexto brasileiro e como a profissão tem que se adaptar à crise que existe dentro das empresas de comunicação.

O âncora afirmou na palestra a inerente relação da publicidade e propaganda com o jornalismo. Para ele, as notícias, apesar de serem um produto intangível, não deixam de ser um produto a ser vendido e que deve ser feito com profissionalismo. “A área de publicidade e propaganda está para o jornalismo, como as asas estão pra o passarinho”, ressalta.

Devido ao fácil acesso hoje das pessoas a smartphones e internet, Barbeiro acredita que todos podem passar informações, porém o jornalista tem que se preocupar não só em informar, mas também trazer mais de um ponto de vista, apurar o acontecimento e desenvolver o assunto, produzindo, assim, a notícia. Segundo o palestrante, o ponto mais importante a ser preservado pelo jornalista é a apuração dos fatos, para que se mantenha a credibilidade.

Confira aqui a palestra na íntegra:

21 visualizações

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade