Novo portal do curso de jornalismo traz convergência entre projetos

28/06/2017

Nova plataforma do curso de jornalismo concentra todas as produções dos alunos e une todos os veículos dos projetos de extensão em um só lugar


Estudantes de jornalismo da Uninter contam agora com um novo espaço de aprendizagem e de publicação de trabalhos. O portal Mediação alia conteúdos jornalísticos e serviços voltados para a sociedade em geral, reforçando o caráter extensionista do curso.

 

Além de conteúdos institucionais, o portal reúne as produções de todos os veículos de informação alimentados pelos alunos a partir das atividades realizadas em disciplinas ou nos projetos de extensão de áudio e vídeo, web e impresso, tanto da modalidade presencial como a distância. O projeto segue o modelo das grandes agências de notícias que agregam conteúdos próprios em uma plataforma principal.

 

Segundo o coordenador do curso de jornalismo Guilherme Carvalho, o objetivo é "contribuir para o aprendizado dos alunos, trazendo serviço informativo de modo convergente. O portal é mais uma ferramenta do curso que busca integrar processos e produtos jornalísticos. Queremos preparar os estudantes para o mercado, provocando neles o interesse na inovação e na qualidade".

 

Dentre os conteúdos acessíveis estão o radiojornal laboratório Uninter Informa, exibido ao vivo semanalmente pela rádio web Uninter, os premiados jornal Impresso Marco Zero e o jornal mural Comunicarte e notícias do blog Revista F, que reúne produções de alunos de diferentes cidades do Brasil.

 

Mediação

O título do portal remete a um termo relacionado diretamente com a atividade jornalística de mediar a informação em defesa do interesse público.

 

Colaborativo

Outro aspecto importante do portal é o atendimento do princípio colaborativo. Os alunos podem enviar trabalhos desenvolvidos durante as disciplinas. O portal conta ainda com uma área restrita para alunos e professores acessarem editais para vagas de estágio e acervo de TCCs.

 

Interatividade

Existe também o canal de contato para envio de sugestões de pauta e assinatura da newsletter, a partir da qual o assinante recebe a cada 10 dias um resumo das últimas publicações do Mediação. Redes sociais As redes sociais como Youtube e Facebook também servem como plataformas de divulgação e interação dos produtos de TV como o Comunica, Brasil Repórter e Uninter Informa. A revista segmentada de fotografia e o jornal-mural Comunicarte e o jornal impresso Marco Zero utilizam a plataforma do Issuu para leitura online dos produtos.

 

Portal da Comunicação

O antigo portal ainda está no ar e serve como arquivo para eventuais consultas.


 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Radioweb Uninter
00:00 / 00:00

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade