Evento na Uninter debate suicídio na mídia


O tema suicídio não costuma ser muito abordado em meios de comunicação. Porém, desde que foi lançada a série “13 Reasons Why” e com as notícias do jogo "Baleia azul", o assunto tem tomando maior espaço na mídia.

O tema, no entanto, envolve questões éticas, considerando o que a imprensa têm divulgado sobre o suicídio e a responsabilidade da mídia no tratamento do assunto.

Os estudantes de jornalismo terão a oportunidade de debater essas questões no próximo dia 29 de maio, no auditório do campus Tiradentes do Centro Universitário Internacional Uninter. O debate contará com a participação do psiquiatra Marcelo Heyde e do professor de de ética no jornalismo, Mauri König.

O evento é promovido pelo #ChegaJunto, Coletivo de Ideias do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e inicia um ciclo de palestras nas Universidades do Estado.

Segundo Diangela Menegazzi, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR), é obrigação do jornalista noticiar sobre esse conteúdo, porém de forma que contribua para a prevenção desse fenômeno e não o contrário. Segundo ela, a Organização Mundial da Saúde orienta utilizar sempre uma fonte confiável, evitar coberturas sensacionalistas e também descrições detalhadas sobre o método utilizado para o suicídio.

O evento também será transmitido pela página do Chega Junto e do SindijorPR no Facebook e é aberto a todas instituições - alunos e professores - de jornalismo.

20 visualizações

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade