• Equipe Mediação

“Memórias De Um Estrangulador De Loiras” constrói assassino com paisagens e sons de animais

Atualizado: 10 de Jun de 2019

Julio Bressane nasceu no Rio de Janeiro em 1946 e se tornou um dos principais nomes da história do cinema brasileiro. Escreveu e produziu mais de trinta filmes de longa-metragem, sendo um deles o filme ‘’Memórias de um estrangulador de loiras’’ (71’). A obra é de suspense misturado com terror que foi produzido por Bressane, em 1971, em Londres.


Uma das memórias que se passavam pela cabeça do assassino. (Foto/reprodução: Vanessa Lima)


O protagonista, interpretado por Guará Rodrigues, é um homem obsessivo que estrangula mulheres loiras em um parque de Londres. Ele as vê e as mata, sendo o verdadeiro serial killer da cidade. O filme, criado durante o exílio de Bressane em Londres, é considerado o mais culto e menos visto. Tomado por várias captações de imagens paisagísticas e sons de animais, nos dá a entender todo o conflito filosófico e psicológico que ocorre dentro da cabeça do assassino.


Apesar de ele se repetir em seus crimes, as imagens são capturadas de ângulos diferentes, de longe, de perto e em alguns momentos apenas as pernas das jovens loiras. ‘’Memórias de um estrangulador de loiras’’ é um filme cheio de mistérios, sem diálogo entre o protagonista e as vítimas e que passa para o público o desafio de imaginar o que eles conversam entre si através do ambiente, das poucas trilhas sonoras e expressões dos personagens.


Sendo assim, se torna possível o espectador tirar sua própria conclusão e interpretação sobre o filme. Tomado pela solidão intensa, o personagem estuda, escreve textos, poemas, reflexões. Em alguns momentos, percebe-se que ele é mergulhado em pensamentos profundos, o que dá a entender que ele se pergunta se isso é o certo a se fazer. Percebe-se ainda que lembranças do passado que o tornaram assim. Parece mesmo que ele em algum ponto irá mudar, as então, tudo silencia e volta como estava antes. Uma nova loira, uma nova morte, mais um desejo realizado.


Texto por Rozielen Santos e imagens por Vanessa Lima

0 visualização
Please reload

A tradição da profissão de luthieria

10/07/2020

1/1
Please reload

Radioweb Uninter
00:00 / 00:00
chamada.jpg
banner_site_.jpg
eFlyer V Semi (Final).png

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade