• Equipe Mediação

Afrofuturismo e reflexões sobre a vida pautam cinema autoral

A programação do Cine Passeio do 8º Festival Olhar de Cinema apresentou três filmes que propõem uma reflexão sobre a vida e a condição humana, com temáticas como afrofuturismo, amor e dilemas adolescentes.

Diego Paulino, diretor do filme Negrume, queria produzir algo que se relacionasse com a sua história. Negro e homossexual, Paulino fala sobre o afro futurismo, um futuro pensado para os negros, uma sociedade mais igualitária e justa. Ele conta que queria trazer a ideia de coletivo, de estar junto, e uma mensagem alegre que retrata a vida, o cotidiano, e as aflições de personagens reais, que levam na cor e na sexualidade sua ideologia de vida. Segundo o diretor o filme foi dividido em três atos. O primeiro, o ato do espelho, o indivíduo expressa sentimentos e solidão do passado, entre espelhos. No segundo ele busca retratar o presentem, com o personagem em comunhão com outros que têm a mesma ideologia e liberdade. No terceiro ato, o filme retrata “a ascensão ao futuro, onde eles usam a música e a arte para destruir todas as mazelas”, explica Diego Paulino.

Impermeável pavio curto foi realizado em Minas Gerais e é um trabalho de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA - Instituto de Comunicação e Artes. Gabriel Afonso, Daniel Lugão, Higor Gomes e Cristiano Soares dirigem o filme que conta a história de Jaqueline, uma jovem adolescente criada pela tia que tem uma personalidade forte. Ela tem muitos problemas na escola e sempre está no meio de brigas com as colegas. Uma garota que não é de muitas palavras, que vive imersa em suas ideias e tem sua bicicleta como melhor companhia.

O curta-metragem colombiano Alma relata a história de uma adolescente que está conhecendo a vida e tem seu primeiro envolvimento amoroso com um garoto da escola que tenta impressioná-la com seu passatempo, a fotografia. Alma é uma menina ingênua e inexperiente que fica um pouco assustada com o a história que está começando a viver. A trama se desenrola entre o encontro e o desencontro dos dois jovens. O curta-metragem teve a direção de Santiago León Cuéllar.


170 visualizações
Please reload

Radioweb Uninter
00:00 / 00:00

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade